Wedding Blues: 5 Dicas para combateres a depressão pós-casamento

por Noiva em Quarentena
290 visualizações
Noiva a preto e branco

Primeiro vem o amor, depois o casamento e a seguir a depressão – Muitos casais identificam-se perfeitamente com esta frase. O que é certo é que a depressão pós-casamento (a chamada fase “Wedding Blues”) é real e muitos casais já sentiram esta tristeza na pele – eu incluída.

Vamos falar então desta fase mais “sombria” após o casamento?

O QUE É A FASE DE WEDDING BLUES?

Esta expressão, e como já expliquei um pouco acima, refere-se ao sentimento que muitas noivas (ou mesmo casais) experienciam após o período de casamento.

Em 2018 foi feito um estudo na Universidade de Kentucky acerca da depressão pós-casamento (esta fase de Wedding Blues). Em 150 mulheres colocadas em estudo, 12% referiram que se sentiram deprimidas após ter passado o seu dia de casamento.

O facto é que talvez seja por ser um marco na vida das mulheres (e falo no sexo feminino porque normalmente nós experienciamos mais esta depressão pós-casamento que os homens) e que, após tanto tempo a organizar, sentem um vazio dentro delas como se não soubessem o que fazer a seguir.

A MINHA EXPERIÊNCIA COM A DEPRESSÃO PÓS-CASAMENTO

Podem crer que isto também que aconteceu. Após o dia do meu casamento, enchi-me de felicidade (e uma pitada de alívio). A lua-de-mel foi fantástica e após chegar ainda consegui ter uma semaninha completamente resguardada com o marido e que, apesar dele já estar a trabalhar, consegui aproveitar para organizar algumas coisas ainda sobre o casamento (referentes à mudança de nome por exemplo).

Quando voltei à rotina é que o caso se complicou: Nos primeiros dias não me apetecia fazer nada. Só me apetecia ficar deitada na cama a rever todas as fotos e vídeos do casamento e a pensar como passou tão rápido. Pensei várias vezes o que é que eu iria fazer agora e cheguei mesmo a ficar muito deprimida. Foi preciso eu respirar fundo e lutar contra este estado de espírito para sair dele. Enchi-me de coisas para fazer, de ideias, projetos, criei a Help a Bride e mantive a minha cabeça bastante ocupada (mas sempre com uma pitada de fantasia do dia mais perfeito que podia ter tido). Tudo passa, acreditem, e duas semanas depois já estava com a minha genica habitual.

COMO COMBATER A DEPRESSÃO PÓS-CASAMENTO?

Como tudo na vida, também este estado não irá durar eternamente. Mas tal como aconteceu comigo, precisas de querer alterar o teu estado de espírito para não ficares deprimida a toda a hora. E por isso vou ajudar-te com algumas dicas para passares mais facilmente por esta fase e que ela passe tão rapidamente como chegou.

NORMALIZA O QUE SENTES

Não quero que sintas que estás a ser ridícula, minha querida recém-casada. Lembra-te que é perfeitamente normal aquilo que sentes por muito que a sociedade não o aceita. É normal termos sentimentos relativamente a coisas que nos são importantes e por isso, apesar de saber que esta tua tristeza não provém do casamento em si mas da passagem deste dia tão importante, dá-te liberdade para sentires. Liberta os teus sentimentos – grita se tiveres que gritar e se tiveres que chorar, chora.

DÁ TEMPO AO TEMPO

Não te obrigues a ficar bem sem estares preparada para tal. Leva o tempo que te for necessário para te recompores e voltares a ser tu mesma. Aos poucos irás habituar-te novamente às tuas rotinas e acima de tudo.

MANTÉM-TE OCUPADA

Nada melhor que ocupar a cabeça e esquecermo-nos por uns tempos que o nosso casamento já passou. E a melhor forma de o fazer é realmente arranjarmos algo novo para fazer – um novo hobby, um novo projeto. Aproveita esta altura para começares a aprender aquela língua que sempre quiseste, fazer aquele curso que estava em stand-by, mudares a decoração da tua casa ou mesmo começares aquele projeto que tanto querias.

FAZ PLANOS COM O TEU NOIVO…UPS, MARIDO

Nada melhor do que ultrapassar esta depressão ao passar mais tempo com o teu marido. Ele certamente que irá compreender o que sentes e irá apoiar-te até ao infinito. E por isso, relembra este dia que passou ao recordares-te que o teu casamento pode ter sido um dia, mas que o amor que une os dois é para sempre.

SE FOR PRECISO, FALA COM ALGUÉM

Se a pandemia serviu para alguma coisa, foi para alterar mentalidades no que diz respeito à saúde mental. Tem sido um tema bastante falado neste ano e meio e acho que, mais que nunca, as pessoas começaram a ter noção que fazer terapia não é um bicho de sete cabeças – muito pelo contrário. Faz bastante bem à mente e à alma.

Caso não queiras falar com um profissional, quero que saibas que podes falar também comigo 😊

Se também sentes isto, quero que saibas que é perfeitamente normal. Não és a única, nem vais ser a última pessoa que teve uma depressão pós-casamento.

Assinatura Noiva em Quarentena

vê também estes posts

Deixa um comentário

* Ao utilizares este formulário, aceitas o envio e armazenagem dos teus dados por este site.