TUDO O QUE PRECISAS SABER PARA VIAJAR EM ÉPOCA DE COVID-19

por Noiva em Quarentena
115 visualizações
Passaporte COVID

Após a pandemia do coronavírus, um dos sectores que ficou igualmente prejudicado foi o do turismo. De um momento para o outro, aconselharam-nos a não viajar para outros países e mais de metade das deslocações para o estrangeiro foram canceladas. No entanto, agora que já se sabe um pouco mais sobre esta doença, as pessoas começam a pensar novamente no turismo e a recomeçar a marcar viagens. Por isso, quer viajes em breve ou esteja na altura de pensares na tua lua-de-mel, lê estas sugestões sobre como viajar em época de COVID-19.

PARA ONDE POSSO VIAJAR?

Antes de escolheres o destino ideal para as tuas férias ou lua-de-mel, deves primeiramente tentar perceber em que locais existem restrições.

Segundo o site de viagens Kayak, existem à data deste post:

  • 50 países com as fronteiras fechadas;
  • 122 países com restrições a entrada;
  • 43 países sem restrições (+ 5 que se juntarão em breve a estes).

Apesar destas informações estarem presentes no site, teremos que ainda fazer um estudo mais a fundo de quais os países que aceitam a entrada de cidadãos portugueses, já que com o aumento dos casos no nosso país há muitos locais que já não permitem a nossa permanência.

Imagem via Kayak
PAÍSES COM AS FRONTEIRAS FECHADAS

De entre os países que restringiram a entrada de passageiros, encontramos a Indonésia. Este país restringiu a permanência de estrangeiros, residentes e portadores de visto. Também a Tailândia delimitou a entrada de turistas, podendo apenas viajar para este país cidadãos residentes, diplomatas, trabalhadores ou outros.

PAÍSES COM RESTRIÇÕES

A maior parte dos locais tem algum tipo de restrições, que normalmente podem ser: ou teste PCR negativo à COVID-19 ou quarentena à entrada. As Maldivas, por exemplo, é um dos países que pede um controlo negativo à COVID-19 até 72h antes da entrada assim como os Emirados Árabes Unidos (que prolonga até às 96 horas antes) . O mesmo se sucede com Cabo Verde, que ao teste acrescenta um documento de vigilância sanitária. Por outro lado, em França os cidadãos terão que apresentar um documento certificado garantindo que não tem sintomas do novo coronavírus. O Reino Unido é um dos países que para além de exigir a apresentação de um teste negativo, requer o isolamento de 10 dias.

Mas apesar da existência de restrições, alguns locais proibiram mesmo a entrada de passageiros portugueses como é o caso dos Estados Unidos da América.

PAÍSES SEM RESTRIÇÕES

Neste momento, já existem alguns países que levantaram as restrições. Tomando o exemplo da Grécia, aqui todos os cidadãos da UE tem entrada garantida.

As restrições no México são um pouco menos exigentes já que, à entrada, apenas é feito um questionário sobre sintomas da COVID-19. Já no Brasil, é aceite a entrada de qualquer cidadão estrangeiro com teste PCR negativo e declaração de saúde do viajante.

Contrariamente aos países acima, a Republica Dominicana deixou de exigir teste negativo a partir de 15 de Setembro e reabriu todas as suas fronteiras.

É SEGURO VIAJAR DE AVIÃO DURANTE A PANDEMIA?

A maior preocupação sobre viajar em época de COVID-19 refere-se à propagação do vírus dentro dos aviões.

Mas para que fiquem totalmente esclarecidos, explico-vos como as coisas se processam: As aeronaves utilizam um mecanismo de filtragem de ar designado por HEPA (High Efficiency Particulate Air). Esta tecnologia é semelhante à utilizada ambientes monitorados dos hospitais. A cada dois minutos o ar é expelido por um compartimento posicionado em cima dos passageiros onde é lançado para fora da aeronave. Aqui, cerca de 40% do ar expelido proveniente da cabine é reciclado para manter os níveis de humidade e temperatura. Os restantes 60% provêm do ar puro de fora do avião. Ao entrar novamente na aeronave e antes de ser expelido para a cabine, todo o ar é filtrado por este sistema.

Estes filtros HEPA são bastantes eficazes a apanhar qualquer tipo de vírus já que tem 0,01 micrómetro enquanto o coronavírus varia entre 0.08 e 0,16. Mas apesar do vírus ser maior que o sistema de filtragem, não garante que a sua eficácia seja de 100% por isso devemos manter as regras de segurança necessárias.

Se ainda continuas com dúvidas sobre a filtragem de ar, a KLM lançou um video que explica como tudo se processa.

QUE CUIDADOS DEVO TER AO PERMANECER NO AEROPORTO?

Desde o inicio do surto do novo coronavírus que alguns aeroportos estão a aplicar medidas para que os passageiros se sintam seguros e confortáveis na permanência no local.

  • E primeiro lugar, se te sentires com algum sintoma relacionado à COVID-19 não te deves dirigir ao aeroporto e avisa as autoridades de saúde locais.
  • Apenas os viajantes devem permanecer no aeroporto, sem acompanhantes. Alguns terminais já estão inclusive a restringir a presença de pessoas sem bilhete de avião.
  • Deves chegar ao aeroporto o mais cedo possível. O recomendado é que para voos de curta duração sejam 2h antes do embarque, enquanto para viagens mais longas pede-se que os passageiros cheguem entre 3h a 4h antes.
  • Tem atenção ao transporte de álcool gel. Na bagagem de mão apenas podes transportar 100ml numa embalagem transparente.
  • Por muito que se pense que os aeroportos reduziram a sua limitação, tal pode não ser muitas vezes possível. Mantém a distância recomendada e não fiques em espaços bastante movimentados.
  • Deves usar máscara sempre, no interior do aeroporto assim como higienizar as mãos com frequência.
  • Minimiza o contacto e faz o check-in online.

QUE CUIDADOS DEVO TER AO VIAJAR DE AVIÃO?

Dentro de um avião, os cuidados que devemos ter não são muito diferentes dos que na realidade já temos.

  • Acho que por esta altura já toda a gente sabe a importância do distanciamento social e a obrigatoriedade na utilização de máscara sempre que nos encontrarmos em espaços fechados.
  • A máscara só deve ser retirada para o consumo de alimentos.
  • Evita levantar-te do teu lugar, a não ser que necessites mesmo.
  • Se ficares à janela, não encostes o rosto.
  • Se tiveres que tossir ou espirrar, fá-lo para um lenço ou para o cotovelo.

E tu, vais viajar em época de COVID-19?

Assinatura Noiva em Quarentena

vê também estes posts

1 comentário

9 DESTINOS DE VIAGEM PARA A LUA-DE-MEL EM 2021 24/02/2021 - 17:08

[…] começaram a mentalizar-se que não é inseguro viajar em pandemia (e se tens dúvidas, tenho um post que te pode ajudar) e começaram a marcar a sua lua-de-mel em […]

Responder

Deixa um comentário

* Ao utilizares este formulário, aceitas o envio e armazenagem dos teus dados por este site.