Já o andávamos a prever há algumas semanas, e o certo é que este dia chegou. Hoje termina a aventura dos casais de “O Noivo é que Sabe” e, consequentemente, também se concluem os resumos que vocês tanto gostavam.
Durante 3 meses agarrámo-nos à televisão a assistir diariamente e, posteriormente, semana a semana, à complicada tarefa que 16 noivos tiveram em organizar o casamento dos seus sonhos. Testemunhamos de tudo um pouco – casais divertidos, casais românticos e até mesmo, casais criativos com ideias fantásticas. Com eles, tanto nos rimos como nos emocionamos porque, na verdade, há lá algo que nos comova mais que o amor?
Neste último resumo, apenas nos restam os casais famosos de “O Noivo é que Sabe”- O Pedro e a Kelly e a Rebeca e o Élio – mas não sem antes termos revisto com saudade os restantes casais que pelo programa passaram.
OS CASAIS: KELLY E PEDRO

A Kelly e o Pedro casaram no programa anterior de “O Noivo é que sabe” – e que linda cerimónia foi, repleta de amor, cumplicidade e um enorme sentido religioso. Neste último episódio, assistimos ao copo-de-água deste casal e a todos os últimos detalhes que este casamento nos ofereceu.
AS SURPRESAS DE PEDRO
Na ausência de Cláudia Vieira, Ricardo Guedes fez o seu papel conversando com os familiares e amigos do casal enquanto os dois mudavam de roupa.
Ao som de “Pretty Woman“, os recentes casados mostraram-nos os trajes que irão usar no resto da cerimónia. Pedro mudou para algo menos formal, a acompanhar o vestido da Kelly que se transformou num modelo “sereia”. Segundo o padrinho Ricardo, o irmão está mais descontraído e a cunhada, mais sexy. Algo que adorei neste novo look do Pedro foi a inclusão das bandeiras de Portugal e Brasil nos botões de punho. Uma linda homenagem à sua união com a Kelly e à sua integração na família brasileira da mulher.
A certa altura conseguimos ver os fantásticos bonecos do bolo de noivos. Uma interpretação bonita do casal, onde a imagem do Pedro aparece com a sua prancha de surf, e Kelly com as suas habituais tranças e vestida para treinar.

Pedro teve também a sensibilidade de tanto o bolo como o menu fossem adequados à alimentação fit de Kelly. Então, o bolo de noivos era de noz pecã e cenoura, sem glúten e sem lactose. O menu da refeição também era básico, acompanhado de verduras e sem massa ou arroz.

Quanto à decoração, Kelly diz que o seu marido fez um trabalho fantástico. Ela refere inclusive que ele pensou em tudo e que se falhou nalguma coisa, ela não percebeu. Penso que o detalhe que mais gostou foi a decoração da mesa dos noivos. Contrariamente do que se tornou costume em Portugal dos noivos ficarem sozinhos na mesa presidencial, Pedro optou por incluir os seus pais e sogros já que a Kelly quase nunca os vê.

QUE COMECE A FESTA
Após a refeição, Ricardo fez o seu discurso de padrinho evidenciando o amor do casal e dirigindo-se também à família de Kelly que se tornara também na sua própria família. O padrinho deu a sua vez à madrinha da noiva, a sua irmã Sybelly que mesmo sendo tímida endereçou algumas palavras ao casal.
Seguidamente, Pedro e Kelly cortaram o bolo tal como manda a tradição. No entanto, claro que o noivo tinha que fazer desse um momento engraçado e acabou por colocar a sua cara dentro do bolo na impossibilidade de o mandar a alguém. Segundo ele, sempre que alguém faz anos é tradição levar com uma fatia na cara. Já que era o seu casamento, ele decidiu que seria ele a ficar coberto de creme apesar de não ter agradado muito à sua mulher.
Se há algo que reparamos nos casamentos de “O Noivo é que sabe”, é que as noivas não atiram o bouquet – oferecem-no a alguma mulher solteira da qual gostem muito. Kelly resolveu oferecê-lo à sua irmã, para que também ela tivesse a mesma sorte. E foi nesse exato momento que o seu namorado tirou do bolso uma pequena caixa com um anel e também a pediu em casamento.
Para terminar este enlace, o casal tem a sua dança de noivos. Pedro optou por uma música brasileira, romântica e com um enorme significado para os dois. Uma linda maneira de concluir a sua festa de casamento.
OS CASAIS: REBECA E ÉLIO

A Rebeca e o Élio são o último casal desta temporada de “O Noivo é que Sabe”. A história deles já vem de há muito tempo atrás e por isso, merecem o seu “final feliz”.
A POUCOS DIAS DO “SIM”
Élio continua a organizar o seu casamento com Rebeca (ou Cláudia, o seu verdadeiro nome). E faltam-lhe pouquíssimos pormenores para a sua tarefa estar concluída. Durante toda esta aventura, Élio sempre contou com o apoio dos amigos e da irmã da cantora que o ajudou em todos os pormenores quanto ao visual de Rebeca.
Com as alianças compradas, o noivo teve uma ideia original de como as havia de entregar – através de um drone. Tudo é testado previamente para que não haja imprevistos, mas como percebemos posteriormente a maior contrariedade da ideia de Élio foram as condições climatéricas pelo que teve que ser revista no dia da cerimónia.
Mas a criatividade deste noivo não fica por aqui. Para ele, Rebeca é uma verdadeira princesa e por isso mesmo, tem que chegar como tal. Então, aluga uma charrete puxada a cavalos brancos para que a entrada da noiva seja inesquecível.
A poucos dias do esperado “sim”, Élio também merece um descanso e teve a sua humilde despedida de solteira no Bowling. Não percebemos se Rebeca também teve uma ou se apenas contou com a surpresa do noivo (que falo mais abaixo). No entanto, enquanto Élio tem uma noite de folga, Cláudia Vieira visita a noiva para confirmar se está muito nervosa e, palavra puxa palavra, a mãe de Rebeca descai-se com o local da cerimónia o que resultou num momento engraçado.
AS SURPRESAS DE ÉLIO
Penso que a ideia poderá não ter sido dele, mas Élio prepara uma dança juntamente com a irmã e bailarinas de Rebeca. Na verdade, foi um momento bastante divertido ver alguém com dois pés esquerdos a esforçar-se para que saísse dali uma dança coordenada. Élio chega mesmo a dizer à irmã de Rebeca que o melhor passo que ele pode dar é parado – como te percebo Élio.
Para colocar esta surpresa em prática, Vanessa – a irmã da noiva – “rapta-a”. Com Rebeca de olhos tapados, ela leva-a para um posto de bombeiros. A noiva retira a venda e vê a irmã e amigas vestidas de a rigor e Élio junta-se a elas. Após alguns passos de dança, o noivo confirma que irá realizar um sonho antigo da cantora – conduzir um camião dos bombeiros.
O VESTIDO DE PRINCESA
Um dos detalhes que qualquer noiva anseia, é o momento em que irá experimentar o seu vestido. Rebeca não é exceção e uma vez que a escolha do modelo não foi feita por si, tinha os nervos à flor da pele. Mas a cantora rapidamente respira de alívio pois o seu noivo optou por um vestido com tudo o que ela desejava (e com um decote nada discreto, mas elegante). Até o seu pai que gostava que ela fosse com o peito mais tapado, confirmou que o modelo era lindíssimo comparando-a à princesa Diana.
Apesar de se ter idealizado com véu quando tinha o cabelo comprido, nunca pensou como este pormenor lhe ficaria agora que tinha o cabelo mais curto. No entanto, as dúvidas foram todas dissipadas quando viu a sua imagem completa e percebeu que o noivo realmente a conhecia como ninguém.
O DIA DO “SIM”
No dia do casamento, Rebeca acorda calma mas assim que as horas passam este estado começa a alterar-se. É maquilhada e penteada e atrevo-me realmente a dizer que estava linda. No entanto, a noiva não esquece o bouquet e chega a referir que sem ele não casa. Sorte a sua que o entregam logo a seguir – um ramo de flores brancas e cor-de-rosa, de várias tonalidades.
Ao mesmo tempo, Élio chega à quinta e conseguimos perceber a decoração da cerimónia. Tal como o bouquet, toda a quinta variava entre o branco e um rosa bastante suave que evidenciava o tema romântico e elegante que o casal tanto gosta.
Com a chegada da noiva juntamente com o filho, alguns familiares aproveitaram para dizer algumas palavras ao casal seguidas pelo esperado “sim”. Mas não sem Élio pregar uma pequena partida a todos referindo o esquecimento das alianças.
E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE
O copo-de-água foi um dos mais animados de “O Noivo é que Sabe”, penso que muito pela profissão de Rebeca. Após uns problemas iniciais com a refeição, começaram a chover surpresas.
Primeiramente, Élio prepara um momento musical para Rebeca com o cantor Nelson que entoou uma das músicas que representava o amor deste casal. Mónica Sintra também marcou presença já que é uma grande amiga de Rebeca e também contribuiu com um momento musical, tal como a banda Némanus.
Mas não era só Élio que tinha algo para a noiva. Rebeca também quis surpreender o marido e preparou um vídeo com alguns momentos dos dois, recordando também o apoio que teve de Élio na sua luta contra o cancro. De seguida, sentada ao piano e com o filho na guitarra, cantou um tema dedicado a Élio.
As horas passavam e chegava o momento do corte do bolo seguido da entrega do bouquet. Rebeca ofereceu-o à irmã, referindo que ela já era feliz mas o casamento poderia ser o que faltava. Vanessa emocionada deu um enorme abraço a Rebeca fazendo com que nos apercebêssemos da cumplicidade existente entre as duas.

E com este bonito gesto termina o programa que desde final de Agosto nos acompanhou nas noites de Domingo.
UMA OPINIÃO FINAL SOBRE “O NOIVO É QUE SABE”
Após estes 3 meses de programa, não seria justo que eu não desse a minha opinião final sobre tudo o que se passou em “O Noivo é que sabe”.
Desde que vi o primeiro episódio que me “apaixonei” pelo programa. Não é de todo mentira que me emocionava igualmente com as noivas. Certamente que não me vou esquecer de alguns casais por muito que não os conheça pessoalmente. Mas ter feito um resumo de todos os episódios, fez com que eu criasse uma certa ligação de carinho com eles.
Penso que já tinha dito isto em posts passados mas a SIC estreou este programa na altura certa, fazendo com que muitos casais voltassem a acreditar que poderiam realizar-se casamentos em plena pandemia – e na verdade, com todas as medidas de segurança necessárias.
O QUE MAIS GOSTEI
Claro que seria de esperar que o que eu mais gostei no programa foi ver os casamentos destes casais, e todos tão diferentes. Mesmo apenas os vendo através da televisão, foi como se estivesse lá a rir com eles, a emocionar-me e a assistir presencialmente ao melhor dia das suas vidas.
Também devo dizer que outra das coisas que mais gostei em “O Noivo é que sabe” foi o papel da Cláudia Vieira. Já aqui tinha referido que, quando o programa começou, apenas a tinha visto enquanto apresentadora do “Ídolos”, que podemos concordar que era um formato completamente diferente. Vê-la em “O Noivo é que sabe” fez-me pensar que era o programa ideal para ela apresentar. Apesar de não ter estado bastante presente na organização do casamento dos casais famosos – em parte porque também ela foi apanhada pelo vírus – o papel dela perante os outros casais foi o de uma madrinha. Ela tanto brincava com eles, como se ria, como se emocionava e essa foi a chave para ter sido fantástica no pograma – ser ela própria.

O QUE MENOS GOSTEI
Posso dizer que o que menos gostei de ver foram algumas opções determinadas pela própria estação, que muito tiveram a ver com as audiências e revisão de grelhas de programação.
A meio do programa deixamos de ter os diários de “O Noivo é que sabe”. Com esta supressão, deixamos de assistir tanto à organização do casamento o que acho que foi uma pena porque admito que adorava ver todas as peripécias dos noivos.
No entanto, não posso dizer que por este motivo não gostei de ver o programa. Pelo contrário – agora que terminou acho que vou mesmo ficar com saudades.
E por isso mesmo, vou prolongar esta minha própria aventura de “O Noivo é que sabe”: Durante as próximas semanas, e ainda sem data de terminar, vou falar com as noivinhas do programa. Serão conversas tranquilas, em direto na página de Instagram da “Noiva em Quarentena“, todos os sábados a partir das 16h. O primeiro direto já aconteceu e teve como convidada a Maria Borges, que foi a primeira noiva a casar no programa. Para quem não viu, poderá assistir aqui.
Obrigada a todos os que leram os meus resumos, que agora vão ser substituídos por conteúdo fantástico para vos ajudar no vosso próprio casamento. 🙂

2 comentários
Boa noite
Gostei muito do programa.
gostava de saber qual o nome da musica quando a Kelly e o Pedro Guedes partiram o bolo no casamento deles.
Boa noite Sandra,
A música realmente é linda. Também ando a tentar descobrir qual será. Assim que descubra também partilho 🙂
Obrigada por seguir o blog.
Um grande beijinho.