Tudo o que precisas saber sobre o CPM

por Noiva em Quarentena
64 visualizações
Casal a trocar alianças

CPM. Uma sigla desconhecida para a maioria das pessoas. Mas para quem está de casamento religioso marcado é um termo que precisam de ter em mente.

No meu caso, este termo sempre me foi estranho já que o meu casamento é pelo civil. Mas não temam meus noivinhos e noivinhas – Eu fiz o trabalho de casa e falei com noivas do religioso para me auxiliarem neste desafio e por isso, hoje clarifico-vos acerca desta sigla de três letrinhas.

O QUE É O CPM ?

O CPM, curso pré matrimonial ou de preparação para o matrimónio tem como objetivo principal preparar os noivos para a sua vida em conjunto. Esta pequena conversa realiza-se em concordância com a paróquia da residência do casal ou de uma outra à escolha. A ideia é ser uma conversa informal onde são debatidos vários temas referentes à vida conjugal, instigando a argumentação e reflexão por parte do casal.

Apesar de menina do civil, dos testemunhos que tenho ouvido, é um curso bastante interessante porque faz com que o casal converse acerca de temáticas que, embora relacionadas com a sua futura condição de marido e mulher, raramente seriam abertamente dialogadas pelo casal.

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O CPM

Sei que se há algo relacionado ao casamento que gera algumas dúvidas é o CPM. Talvez por haver muito pouca informação sobre o assunto nos meios digitais. Por esse mesmo motivo, vou hoje ser a vossa melhor amiga e dar-vos respostas aquelas questões que estão aí a matutar na vossa mente acerca desta temática.

É OBRIGATÓRIO FREQUENTAR O CPM?

Teoricamente não existe obrigatoriedade na realização do curso. No entanto algumas paróquias exigem-no como requisito para poderem unir-se em matrimónio.

NORMALMENTE, QUEM LECIONA ESTE CURSO?

O curso é lecionado por casais pertencentes à paróquia, sendo que pode haver intervenção dos celebrantes da mesma.

COM QUANTO TEMPO DE ANTECEDÊNCIA DEVEMOS REALIZÁ-LO?

De forma a gerir disponibilidades, devem procurar fazer este curso entre 3 a 6 meses antes do casamento.

DO QUE SE FALA NESTE CURSO?

Fala-se de problemas comuns a qualquer relação, de família, de sexualidade, assim como do verdadeiro significado do casamento, vida a dois, emoções e sentimentos. Na verdade de tudo um pouco mas que se relacione com o vosso futuro papel de marido e mulher.

QUAL A SUA DURAÇÃO?

Esta resposta depende da disponibilidade de quem estiver a lecionar o CPM: Pode durar dois dias, algumas tardes ou durante mais tempo. Normalmente terá uma duração total de mais ou menos 20h.

TEMOS QUE PAGAR ALGUMA COISA PARA O FAZER?

Não, os noivos podem realizar este curso de forma gratuita.

TEMOS QUE REALIZAR O CPM NA NOSSA PARÓQUIA?

Não é obrigatório ser na paróquia onde se irão casar. Desde que tenham disponibilidade de deslocação podem fazer em qualquer diocese que tenha inscrições abertas.

COMO POSSO SABER ONDE IRÃO HAVER ESTES CURSOS?

O melhor será perguntarem ao padre da igreja onde irão casar ou então clicarem no site da CPM Portugal.

DURANTE A PANDEMIA, OS CURSOS SÃO REALIZADOS APENAS PRESENCIALMENTE?

Não, nesta época há alguns cursos que são feitos via online. O que quer dizer que se fores, por exemplo, de Lisboa e quiseres participar num CPM de Coimbra poderás fazê-lo. No entanto, deves pesquisar no site do CPM Portugal.

Já fizeste o curso de preparação pra o matrimónio? O que achaste?

Assinatura Noiva em Quarentena

vê também estes posts

Deixa um comentário

* Ao utilizares este formulário, aceitas o envio e armazenagem dos teus dados por este site.