10 tendências do mundo do casamentos que esperamos ver em 2022

por Noiva em Quarentena
253 visualizações
decoração de casamento em tons pastel

E num piscar de olhos, já estamos em 2022. Que aventura que temos tido não é? E é durante o final do ano que fazemos a nossa restrospeção do que já passou e as previsões do que virá aí. E é exatamente disso que vos quero falar hoje – quais serão as tendências de casamentos para 2022? Quanto mais poderá o vírus alterar o mercado nupcial?

Pois eu fiz a minha árdua pesquisa e tenho tanto para vos dizer! Mas antes quero dar-vos a minha opinião enquanto profissional do sector, noiva de 2021 e pessoa que está atenta a tudo o que se passa nesta área.

A meu ver, 2022 não será muito diferente que 2021. É certo que já não estamos no mesmo ponto onde estávamos há um ano atrás. A nível pandémico, a vacinação em massa fez com que muitas das restrições fossem levantados. E nós pudemos recuperar o fôlego e respirar (q.b.) de alívio. Mas será que vamos voltar ao mundo que conhecíamos antes deste vírus? Não me parece, porque passar por uma pandemia mundial deixa marcas. E uma das que deixou foi o facto de nos apercebermos que, acima de tudo, temos que aproveitar cada momento ao máximo e estar com quem nos faz feliz. E por isso acho algumas das tendências de 2022 irão focar-se neste ano que passou.

Mas quero que percebam do que falo, e por isso vamos lá passar por algumas das tendências de casamentos para 2022 que se falam por aí.

Casamentos mais intimistas

Acredito que nos últimos anos (e talvez muito devido à pandemia), os noivos começaram a perceber a vantagem dos casamentos mais pequenos – os tão falados Micro Weddings. E cada vez vemos mais casais a optar por listas de convidados mais reduzidas.

Na verdade, ter casamentos mais pequenos traz algumas vantagens. Desde poder reduzir o nosso budget (ou mesmo alocá-lo a outro pormenor do casamento) a podermos passar mais tempo com cada um dos nossos convidados (spoiler alert – nunca vão achar suficiente!). Mas para mim, a maior vantagem de ter um casamento mais pequeno é que chega a ser aconchegante partilhar este dia com as pessoas mais próximas, aquelas que realmente aquecem o nosso coração.

Uma crescente escolha por celebrações em dias da semana

Numa época pré-pandémica, os dias da semana mais procurados pelos noivos eram os sábados, domingos ou feriados. A pandemia veio alterar esta tendência já neste ano que passou. Como efeito dos adiamentos de casamentos de 2020, os casais tiveram que optar por celebrações em dias da semana para conseguirem realizar este desejo de de se unir, já que muitos espaços tinham os fins-de-semana ocupados.

Apesar de já conseguirmos ter uma maior liberdade na escolha dos dias, alguns noivos perceberam as vantagens de casar durante a semana. Alguns dos benefícios vão desde uma maior disponibilidade de fornecedores, serviços e preços mais acessíveis.

Moda Nupcial adaptável

No que toca à moda nupcial, podemos entender que as noivas já ditaram quais irão ser as tendências durante o próximo ano – vestidos adaptáveis.

Apesar dos clássicos modelos de noiva nunca passarem de moda, muitas mulheres estão a escolher vestidos que tenham algum detalhe diferente. Desde modelos de duas peças ou mesmo saias removíveis. É algo que estão definitivamente à procura.

Por outro lado, começa a existir também uma escolha crescente por mini-dresses ou modelos mais minimalistas. No entanto, os decotes e as transparências ainda farão parte dos editoriais de moda de noiva e os modelos com corpetes e ombros à mostra voltarão para ficar ( são lindíssimos, não acham?).

Palete de Cores Terra

Uma das tendências de cores que irá transitar para 2022 será a aposta em tons terra, como os laranjas, vermelhos, castanhos, verdes, amarelos ou mesmo em tons neutros.

Foran paletes de cores bastante utilizada por algumas it-girls nos últimos anos, que queriam um ambiente romântico , moderno, mas ao mesmo tempo acolhedor. São tonalidades perfeitas para casamentos de estilo rústico ou boho, em locais em completo contacto com a natureza e com uma predisposição mais descontraída.

Decoração romântica e em tons pastel

Temos uma chamada para todos os fãs de Bridgerton!

… Porque outra das tendências de casamentos para 2022 é a aposta em ambientes inspirados nos jardins ingleses, com tonalidades pastel.

Muitos dos casais que irão dar o nó para o ano estão a optar pela criação deste tipo de ambientes que, para além de darem uma sensação de calma devido aos tons mais claros, oferecem o romantismo essencial a qualquer casamento.

A parte boa? É que a noiva pode levar o seu próprio duque para casa.

Mergulho no Digital

Outra das tendências de casamento para 2022 que surgiu das restrições da pandemia foi a opção de terem vários detalhes de estacionário em formato digital, nomeadamente os convites ou save the date.

Pessoalmente, acho que a opção digital oferece imensas vantagens. É uma alternativa mais económica, sustentável e se optarem por um site de casamento, por exemplo, facilita vossa comunicação com os convidados.

A desvantagem? Provavelmente a vossa tia que guarda os convites de todos os casamentos a que já foi ficará um bocado triste. Mas podem arranjar um meio termo e apenas fazer a impressão de alguns exemplares para os vossos convidados mais velhos.

A importância dos detalhes

Sou uma fã de detalhes! E no meu próprio casamento tentei ter sempre algo que me identificasse, assim como ao meu marido. Acho realmente que juntamente com o amor nutrido pelos noivos, são estes pormenores que fazem um casamento. E com a tendência dos casamentos mais pequenos, facilmente conseguem alocar parte do budget para colocarem detalhes únicos e que fazem completamente a diferença. Desde menus diferenciados, mobiliário característico, algum serviço extra que ambos queiram ou mesmo algumas lembranças que vos caracterizem.

Iluminação a promover o romantismo

Não há nada que proporcione mais um clima romântico como a luz em ambientes noturnos. E por isso, outra das tendências de casamentos para 2022 é a aposta numa decoração com base na iluminação. Desde velas, candeeiros, correntes de lâmpadas. Tudo será válido para promover o sentimento que existe neste dia.

Por outro lado, esta decoração mais focada na iluminação também poderá ser uma consequência da celebração mais tardia dos casamentos.

Bouquets para a vida toda

Sinto que passei 2021 inteiro a falar de bouquets. E ainda bem, porque significa que já abordei uma das tendências para os casamentos de 2022.

Já vos disse anteriormente, mas a pandemia veio intensificar o sentimento das relações e dos casamentos. Os casais começaram a sentir a dobrar cada emoção vivida na organização do seu dia e têm pena que acabe. E por isso, e para recordar o que foi dos melhores dias da sua vida, as noivas começaram a optar por guardar e preservar os seus bouquets ao invés de os oferecer a uma das suas convidadas.

Se ainda não sabes do que estou a falar, espreita este post que fiz anteriormente sobre algumas formas de guardar o bouquet.

Captar o momento com um pincel  

2022 será sobre criar momentos especiais e que mais tarde os noivos (e convidados) possam recordar. Tudo o que for inovador será sempre uma mais-valia. E um dos serviços que tem sido bastante falado no estrangeiro e que também começa a ganhar terreno no nosso país são as pinturas feitas ao vivo durante um casamento.

Em Portugal  podem encontrar este serviço pela mão dos fantásticos artistas da Wedding Sketchers que criam obras de arte com a linda união de um casal no dia do seu casamento.

Se já te casaste, adaptaste alguma destas tendências no teu casamento ? Qual foi ?

Assinatura Noiva em Quarentena

vê também estes posts

Deixa um comentário

* Ao utilizares este formulário, aceitas o envio e armazenagem dos teus dados por este site.