VAIS-TE CASAR EM BREVE ? ESPREITA AQUI AS TENDÊNCIAS DE CASAMENTOS PARA 2021

por Noiva em Quarentena
56 visualizações
Noivos a mostrar alianças

Se há algo que podemos todos concordar é que 2020 não foi de todo o ano da nossa vida. E o principal culpado? Um vírus que afastou amigos e famílias de todo o mundo e que tornou o carinho físico num valor secundário do qual temos imensas saudades. De um momento para o outro, definimos o cuidar do próximo como prioridade a única maneira que o poderíamos fazer era afastando-nos. De repente, pessoas de todo o mundo adoeciam, trabalhadores ficaram sem o seu ganha-pão, as mães davam à luz sem os pais e a felicidade sentida nos casamentos foi adiada. Com a notícia da vacina, o otimismo dos portugueses voltou e a esperança que 2021 será um ano melhor. Eu acredito que o próximo ano será certamente mais favorável, por isso, não vamos esperar mais para comentar as tendências para os casamentos de 2021.

A IMPORTÂNCIA DO SETOR DOS CASAMENTOS EM 2021  

2021 vai ser um ano de mudanças. O medo que as noivas sentiam nos casamentos deste ano vai-lhes dar coragem para lutarem pelos seus sonhos durante o próximo.

Vai ser um ano em que é necessário “ressuscitar” este setor que se manteve até agora praticamente parado – isto sim é algo urgente e que se engane quem pense que não o é. Quando falamos em casamentos, não estamos apenas a referir-nos a uma atividade. Falamos da restauração, de floristas, de fotógrafos, de músicos, de artistas, da área da papelaria, das quintas de eventos, dos celebrantes… Enfim, poderia passar este post todo a referir trabalhadores que foram afetados pela decrescente procura pela COVID-19, que na prática, são mais de 150.000 profissionais só em Portugal.

Reanimar a área dos casamentos é realmente necessário não só para os profissionais como também para o país, já que o que o engloba conta para 1,7% do PIB português. Só em 2019, foram realizados cerca de 33.000 casamentos em Portugal; em 2020, mais de 80% das cerimónias agendados foram adiadas para 2021, o que na prática, falamos de mais de 17.000 eventos (o que juntando aos casamentos que já estavam marcados no próximo ano, referimo-nos a cerca de 50.000 casamentos).

E por isso mesmo, 2021 vai ser um ano para mudar mentalidades e para ajudar um setor que tanto traz para o nosso país.

AS TENDÊNCIAS PARA OS CASAMENTOS DE 2021

Em 2021, as tendências existentes serão uma consequência do mercado em 2020. A constante procura por algo seguro será certamente um ponto forte. Mas acima de tudo será um ano movido a gratidão – um agradecimento em estarmos naquele lugar, aquela hora e estarmos a presenciar tamanha felicidade.

CASAMENTOS DURANTE A SEMANA

Com os casamentos de 2020 a serem reagendados para o próximo ano, surgiu a necessidade dos casais procurarem opções durante a semana para concretizarem este sonho. E por isso mesmo, em 2021 vai haver um boom de casamentos aos dias da semana, ao invés de serem marcadas exclusivamente aos fins-de-semana ou feriados.

PREFERÊNCIA POR CERIMÓNIAS DIURNAS E NO EXTERIOR  

Esta é mais uma tendência para os casamentos de 2021 que provém das implicações relativas a COVID-19.

Em 2021, vai existir um aumento das cerimónias e copos-de-água ao ar livre através da contratação de espaços com as condições necessárias para a sua realização. Por isso, as tendas serão um must-have para 2021, assim como os banquetes em perfeito contacto com a natureza

Também as cerimónias deverão iniciar-se mais cedo, aproveitando melhor o dia. Os sunsets serão igualmente uma das tendências que os noivos irão procurar no próximo ano.

CASAMENTOS MAIS INFORMAIS

Também as cerimónias serão diferentes em 2021, com uma crescente informalidade e descontração ao invés de casamentos mais glamorosos com demasiadas regras de etiqueta e vestuário.

Os novos estilos de casamento que se tornaram uma opção em 2020 também terão lugar no próximo ano, como é o caso dos elopment, mini ou micro Weddings. As cerimónias com imensos convidados vão dar lugar a algo mais intimista e com um maior significado, apenas com amigos próximos e família direta que resultarão de um maior envolvimento dos noivos com qualquer convidado de casamento.  

IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE

Com a COVID-19, muitos jovens perceberam a urgência em cuidar do nosso mundo. E como tal, uma das tendências para os casamentos de 2021 será a preocupação com o meio ambiente. Vamos ter cerimónias que combatem o desperdício e uma decoração focada no ambiente e na reutilização de materiais.

Aqui cai também a habitual tradição da entrega dos convites impressos em mão e surge uma aposta nas tecnologias com opções digitais.

MAIOR APOSTA NA DECORAÇÃO

Com cerimónias mais pequenas, os noivos certamente irão apostar mais em aspetos decorativos e com uma maior teatralidade. A utilização da iluminação enquanto decoração, com velas, luzes, guirlandas será uma das tendências para o próximo ano.

CORES MAIS NEUTRAS

Uma das tendências para os casamentos de 2021 são a eleição de cores mais neutras para a decoração, tais como o bege, nudes, terracota, branco, cinzento, amarelo, verde, dusty blue, marsala ou mesmo o rosa velho.

UTILIZAÇÃO DE FLORES PRESERVADAS

O próximo ano vai ser caracterizado pelo amor pela natureza e emoção em cada detalhe do casamento. E como tal, uma das tendências que se iniciou em 2020 mas que irá transitar para 2021 é a da utilização de flores preservadas tanto no bouquet como na decoração.

VESTIDOS COM LINHAS MAIS SIMPLES

Com a tendência informal dos casamentos de 2021, os vestidos de noiva irão ser mais descontraídos, com estilos boho ou com saias mais fluídas. Os modelos irão manter as rendas mas as mangas irão ganhar mais volume. Os decotes serão mais tradicionais no peito, porém, com as costas abertas para dar um pouco de sensualidade à noiva.

Em destaque ficam os modelos de duas peças, que surgem com a necessidade de adaptar uma peça tão especial com o guarda-roupa do dia-a-dia. Também com o aumento dos casamentos pelo civil, existirá uma maior procura de vestidos de noiva mais curtos.

ACESSÓRIOS NUPCIAIS COM APOSTA NA TRADIÇÃO

2021 será um ano com muita emoção e significado. Como tal, as noivas irão optar por utilizar algumas jóias de família em vez de acessórios recentemente adquiridos.

Também os véus irão ter uma reviravolta. Serão certamente mais compridos e mais trabalhados, com frases ou símbolos bordados com algo que signifique bastante para a noiva.

FOTOGRAFIAS MAIS EMOCIONAIS

Um dos fornecedores que os noivos certamente terão mais cuidado em contratar em 2021 serão os fotógrafos. Os retratos com poses típicas irão dar lugar a fotografias onde a felicidade e o amor estão constantemente presentes com o principal motivo de recordar sempre o melhor dia das suas vidas com os mesmos sentimentos.

COPO-DE-ÁGUA MAIS SOFISTICADO

Na adaptação do copo-de-água com as regras da pandemia, surgiram as ideias de refeições mais sofisticadas apresentadas em pratos individuais.

Também os bolos vão ter uma nova abordagem: O tradicional bolo de noiva branco de andares com marzipan ou fondant vai dar lugar a algo mais simples como os naked ou semi-naked cakes. A sua decoração será mais minimalista com pequenas flores comestíveis, fruta ou apenas com um topo de bolo e o tamanho irá ser bastante menor. Os mini-cakes também serão tendência em 2021.

LEMBRANÇAS COM O TEMA COVID-19

Uma das tendências para os casamentos de 2021 são as lembranças em quantidade e por necessidade. Se for um casamento no verão, esperem alguns leques para combater o calor; No inverno, para tornar o corpo e a alma mais quente, procurem certamente por aquecedores de mãos ou mantinhas.

As lembranças para combater a pandemia também estarão em qualquer casamento tais como garrafinhas de álcool gel personalizadas ou então máscaras.

Por isso, se te casas em 2021, começa já a tornar o teu casamento inesquecível segundo as tendências para o novo ano.

Gostaste deste post ? Partilha-o abaixo 🙂

Assinatura Noiva em Quarentena

vê também estes posts

Deixa um comentário

* Ao utilizares este formulário, aceitas o envio e armazenagem dos teus dados por este site.