Sabes como guardar o teu bouquet de noiva?

por Noiva em Quarentena
338 visualizações
Bouquet Noiva em Quarentena

Após o casamento, muitas noivas sonham em repeti-lo vezes e vezes sem conta – afinal, foi um dia tão especial que vale a pena ser recordado. E por esse motivo, várias mulheres optam por guardar alguns detalhes do seu dia de casamento ao invés de oferecer ou mesmo deitar fora. No meu caso, e para além de eu ter uma prateleira inteira dedicada ao meu casamento, quis também guardar o meu bouquet de noiva.

Mas, como o fazer? Qual a melhor forma de conservar o meu bouquet para que ele dure ainda algum tempo?

E por isso, e porque sei que estas são as dúvidas de muitas de vocês, este post é totalmente dedicado a falar-vos em como guardar o bouquet de noiva.

A IMPORTÂNCIA DO BOUQUET

Pessoalmente, o bouquet torna qualquer imagem da noiva mais bonita. Apesar de apenas saberem que é tradição, não há noiva que descarte este ramo de flores na sua caminhada até ao altar. Talvez por isso seja tão importante guardar o bouquet e conservá-lo da melhor forma.

No entanto, este ramo tem uma história antiga e que poucas pessoas conhecem.

O significado do bouquet varia de cultura para cultura, mas estima-se que tenha a sua origem na Grécia Antiga, como oferenda à deusa Hera e de forma a combater o mau olhado. Aqui, eram usados ramos de ervas e só mais tarde é que foram substituídos pelas flores, enquanto significando de novos começos, fidelidade e fertilidade.

Na Idade Média, o bouquet também era utilizado, mas de uma forma diferente da que a conhecemos atualmente, já que as flores eram ofertadas pelos passantes juntamente com votos de boa sorte e felicidade. Nesta altura, a noiva percorria o caminho a pé até a igreja. Quando chegasse ao local, já tinha o bouquet totalmente constituído.

No entanto, só na era vitoriana é que o bouquet de noiva passou a ser um acessório usado por todas as noivas. Foi após o casamento da rainha Vitória com o príncipe Alberto que este ramo passou a ser utilizado como um acessório romântico e com significado para o casal.

COMO POSSO CONSERVAR O MEU BOUQUET?

Como já perceberam, o bouquet de noiva tem um enorme significado para qualquer mulher que case. E talvez seja por esse motivo que muitas optam por guardar o bouquet. Mas de que forma o podem fazer?

AO NATURAL

Uma das técnicas mais antigas, e talvez por isso das mais comuns é secar o bouquet ao natural. Porém é necessário ter bastante cuidado com a humidade e oscilações de temperatura ou as folhas começam a murchar em vez de secarem.

Para conservar o bouquet desta forma, há várias pessoas que o viram ao contrário e prendem com uma pequena fita. Após seco, aí aplicam a famosa laca.

No meu caso, e talvez por o meu bouquet ter uma forma irregular e alguma folhagem foi-me referido o para deixar de pé e não colocar laca e ele ficou maravilhoso. Deixei-o na vertical num local escuro e quando vim da lua-de-mel ainda tinha as cores todas. Só recentemente é que o mudei de local para aqui (parece confuso, mas na realidade não está).

COM GEL SILICA

Sabem queles saquinhos que encontramos juntamente com alguns artigos e nunca soubemos para que servem? Pois que vão ter alguma utilidade na conservação do bouquet já que absorvem a humidade.

Algumas pessoas utilizam esta técnica, que consiste em colocar as bolinhas de sílica num recipiente com tampa (o melhor será usarem um tupperware grande onde caiba o bouquet) e imergi-lo. Para facilitar o processo, podes desconstruir o teu ramo.

Após cerca de 48h o teu bouquet já estará seco e basta retirares o excesso de gel com um pincel e o ramo estará pronto para o guardares.

EM RESINA

Este processo tem sempre que ser feito em junção com outro que as seque primeiro. Pode não ser o método mais fácil (e quem sabe, o mais barato) mas dá um efeito maravilhoso ao vosso bouquet.

Para o fazerem basta adquirirem a resina e um molde (convêm ser em silicone) grande o suficiente para o vosso bouquet. Após isso basta irem deitando a resina para o molde, já com o bouquet, até cobri-lo na totalidade. Podem fazer também por camadas se vos for mais fácil.

ACHATAR

Quem nunca apanhou uma flor e colocou-a dentro de um livro para secar? Ainda ontem encontrei pequenos monöi dentro do livro que levei para a lua-de-mel.

Este processo é semelhante. Basta pegares num papel seco (os melhores são talvez o papel de jornal ou o papel de seda, sendo este último o mais indicado) e colocares vários folhas entre as flores do teu bouquet. Como calculo que ainda seja volumoso, é importante que faças a prensagem por camadas para ficar o melhor possível.

De seguida, achatas o bouquet com uma pilha de livros e deixas permanecer como está durante cerca de 4 semanas. Após o processo, podes emoldurar, por exemplo, nas molduras do IKEA que irei falar mais abaixo.

ALTERNATIVAS PARA GUARDAR O BOUQUET

Caso não queiras guardar o bouquet do teu casamento ou queiras oferecê-lo a uma amiga ou alguém da tua família que estimes, sempre podes optar por uma versão decorativa em alternativa. Por exemplo, teres um quadro pintado (a Mariana da Invite Mi faz ilustrações lindíssimas em aguarela, que podem ver abaixo) ou num bordado são ótimas opções ou, se fores uma mulher alternativa, podes eternizá-lo numa tatuagem.

ONDE POSSO GUARDAR O BOUQUET DE NOIVA?

Após secares o teu bouquet onde o vais guardar?

Na verdade existem várias opções criativas mediante o que tu queiras. Talvez a forma mais comum seja emoldurar, mas atenção que nem todos os bouquets funcionam em moldura. As campânulas, as caixas em vidro ou acrílico também são uma opção viável. Mas tudo depende do vosso gosto e do bouquet.

Abaixo deixo-vos algumas opções:

E após todas estas opções que te dei, já decidiste como vais guardar o teu bouquet?

Assinatura Noiva em Quarentena

vê também estes posts

1 comentário

10 tendências do mundo do casamentos que esperamos ver em 2022 06/12/2021 - 19:31

[…] ainda não sabes do que estou a falar, espreita este post que fiz anteriormente sobre algumas formas de guardar o […]

Responder

Deixa um comentário

* Ao utilizares este formulário, aceitas o envio e armazenagem dos teus dados por este site.