REGRAS DE ETIQUETA DE CONVIDADOS DE CASAMENTO

por Noiva em Quarentena
40 visualizações
Convidados de Casamento

Ser convidado para um casamento certamente traz uma enorme alegria. Não só pela oportunidade de presenciar o enlace de um amor, mas também, porque obviamente contaremos com um bocadinho de festa – e quem não gosta? No entanto, tal como em tudo, há algumas normas de bom senso que não devem ser esquecidas. Neste post encontras algumas regras para convidados de casamento para que tenhas uma postura exemplar.

CONFIRMA A TUA PRESENÇA

via Elisa Anne

Ignorar um convite de casamento penso que é das piores coisas que um convidado pode fazer, e por isso entra em primeiro lugar nas regras para convidados de casamento. Primeiramente, porque é um desrespeito para com os noivos, que se decidiram incluir uma pessoa na lista de convidados é porque certamente a estimam e querem partilhar este dia com ela.

É perfeitamente normal que nesta época de pandemia os familiares e amigos tenham algum receio, mas não deixem que seja motivo para ignorar um convite. Falem com os noivos sobre os vossos medos ou mesmo se até ao último dia de confirmação ainda não souberem se podem ir. Nesse caso, podem alertá-los para que possam organizar-se e dizer se vos podem ou não dar mais alguns dias para facultar uma resposta. Um casamento é algo que demora tempo a preparar e é necessário muito trabalho. Não confirmar a presença duplica o trabalho dos noivos já que tem que ligar a cada convidado que não respondeu.

NÃO LIGUES OU ENVIES MENSAGENS À NOIVA

via Hello Giggles

Nos convites de casamento, é normal estar o contacto dos pais e um dos motivos é exatamente este.

Convidados – evitem enviar mensagens às noivas no dia do casamento ou no anterior; Noivas – partilhem algum contacto com os vossos convidados para o caso de necessitarem de algo antes como por exemplo alguma dúvida que tenham quanto restrições de menu ou para confirmar como vão para o local do casamento. Vão ser dias em que irão estar extremamente nervosas e é muito mais fácil se identificarem alguém que seja adequado a esta tarefa.

CHEGA A HORAS À CERIMÓNIA

Alana Taylor Photo

Segundo a tradição, a noiva é que deve chegar ligeiramente atrasada à cerimónia, não são os convidados. Imprevistos acontecem, mas organizem o vosso tempo e contem com a duração da viagem para que cheguem um pouco mais cedo ao local do casamento. Bem sei que muitas pessoas não gostam de assistir a cerimónias e até chegam a ir ao café da esquina beber umas imperiais durante a celebração, mas por respeito aos noivos não o façam (a não ser que realmente não haja lugar para vocês na cerimónia civil ou na igreja). É o momento em que vão dizer que “sim“, que querem ficar juntos e por isso mesmo, não estando presentes é como se desvalorizassem este momento tão importante.

COLOCA O TELEMÓVEL SEM SOM DURANTE A CERIMÓNIA

Jason Cross/IDG

Não há nada mais irritante que ouvir o som de um telemóvel durante a cerimónia. Para além de cortar totalmente o raciocínio do padre, do conservador ou do cerimonialista, interrompe este momento que será tão especial (sem contar que não é algo que quem faz a celebração goste).

NÃO LEVES ALGUÉM QUE NÃO FOI CONVIDADO

Styled by Kasey

Os noivos fazem uma lista de convidados e pedem a sua confirmação de forma a que possam controlar não só quem está presente mas também os gastos que irão ter com o casamento. Levar alguém sem autorização e que não está convidado é um desrespeito pela palavra dos noivos, sem contar que mexe com o plano de mesas. Se realmente necessitam de levar um “plus one”, perguntem diretamente aos noivos dentro do tempo estipulado para que possam garantir o seu lugar no copo-de-água.

USA QUALQUER COR, MENOS O BRANCO

Kelsea Holder Photography via Sugar Beach Events Hawaii

POR FAVOR, não usem branco.

A não ser que tenham algum motivo específico ou que a noiva vos autorize, não o façam. Usarem esta cor ao saber que é característica das noivas faz com que pareça uma desconsideração à vossa anfitriã.

SOCIALIZEM

Senyuk Mykola

Obviamente que cada um é como cada qual e há pessoas mais tímidas que outras, mas não falem apenas com as pessoas com quem vieram. Certamente poderão ficar numa mesa durante o copo-de-água com outras pessoas com quem não se dão regularmente (obviamente que os noivos , pelo que o meu conselho é que se conheçam e que se tentem divertir. De certeza que não se irão arrepender.

NÃO SE CHATEIEM POR CAUSA DO BOUQUET

via Pexels

O momento mais alto de um casamento para as mulheres solteiras é definitivamente a altura de atirar o bouquet. Muitas mulheres levam bastante a sério este momento atirando-se para o chão e fazendo de tudo para ser a próxima a casar. Mas não vale a pena ficarem competitivas por causa disso. É apenas uma simples pequena brincadeira com as noivas e não vale a pena se magoarem ou discutirem por esse motivo.

OFERECE QUALQUER COISA – NEM QUE SEJA UM CARTÃO

Paul Rich

Não podemos dizer que esta é uma das regras para convidados de casamento mas sim uma pequena sugestão. Sabemos que a pandemia veio empobrecer os bolsos dos portugueses e certamente os noivos compreendem se não oferecerem alguma quantia como prenda de casamento. Caso consigam dar algum valor aos noivos, eles irão agradecer-vos mas não se sintam culpados caso não consigam. Um pequeno cartão a desejar-lhes as felicidades é uma prenda que eles guardarão para sempre.

NÃO CRITIQUES O CASAMENTO

Lee Allison Photography

Ninguém gosta das mesmas coisas, bem sabemos, e toda a gente tem o direito a partilhar a sua opinião. Mas durante o casamento, não hajam como se o vosso papel neste dia fosse o criticar cada detalhe. Lembrem-se que os noivos prepararam arduamente o casamento para que todos gostem e certamente ficariam em baixo no seu dia se soubessem ou ouvissem que alguém odiou tudo o que eles prepararam nos últimos meses.

Assinatura Noiva em Quarentena

vê também estes posts

Deixa um comentário

* Ao utilizares este formulário, aceitas o envio e armazenagem dos teus dados por este site.