QUEM SE DEVE SENTAR NA MESA DOS NOIVOS?

por Noiva em Quarentena
69 visualizações
Noivos no copo-de-água com os seus convidados

Uma das partes mais difíceis da organização do casamento é, sem sombra de dúvida, a distribuição das mesas. E uma das decisões acerca da lista de convidados que mais dificuldade trará ao casal é a escolha de quem se irá sentar na mesa dos noivos.

Por isso, se ainda não tens esta decisão tomada e estás a ter algumas dúvidas, continua a fazer scroll.

A MESA DOS NOIVOS

O termo “mesa presidencial” pode ser estranho, mas de facto é o nome dado ao local onde o casal recém-casado se irá sentar.

Esta mesa deverá ter um lugar de destaque na sala de copo-de-água, preferencialmente no lado oposto ao dj, músico ou banda (caso a sala do copo-de-água também tenha a pista de dança) ou num local central. Desta forma os noivos poderão ver toda a sala, o que facilitará a convivência com os seus convidados, os brindes ou mesmo para os habituais beijos pedidos.  

AFINAL QUEM SE SENTA NA MESA DOS NOIVOS?

Segundo o protocolo tradicional de casamento, devem permanecer na mesa com os noivos as pessoas que lhes são mais próximas, como pais, irmãos (ou filhos, caso os tenham) ou também pelos padrinhos e damas-de-honor. Este esquema ainda é muito utilizado nos casamentos, principalmente por casais mais tradicionais.

Caso esta seja a tua preferência, o ideal é ponderares sentar-te numa mesa retangular para que caibam todos os teus familiares e amigos próximos. Se for essa a escolha, os noivos devem estar ao centro, seguidos dos seus pais, padrinhos e damas-de-honor ou bestman.

Quanto à mesa, esta poderá ser colocada de frente para a pista e noivos e convidados deverão estar igualmente sentados virados para ela. Por outro lado, se a pista de dança não estiver nesta sala ou se o espaço for extenso, a mesa poderá estar ao comprido com os noivos sentados à cabeceira de frente para os restantes convidados e os seus familiares e amigos diante uns para os outros ou em forma de “U”.

Se por outro lado a mesa for redonda, enquanto noivos devem sentar-se virados de frente para os vossos convidados.

E SE OS NOIVOS QUISEREM SENTAR SOZINHOS?

Porque por vezes a tradição já não é o que era e dá lugar aos tempos modernos. Hoje em dia deixou de ser regra os noivos sentarem-se com a família ou amigos e a sua preferência recai por estarem apenas os dois na mesa presidencial. Posso enumerar algumas das razões como por exemplo os noivos terem os pais divorciados, os progenitores ou padrinhos não terem empatia mútua ou mesmo porque os noivos preferem ficar sozinhos.

De qualquer forma, se esta é a vossa decisão, lembrem-se de colocar os vossos familiares mas próximos nas mesas ao redor da vossa.

OS PROS E CONTRAS DE SENTAR SOZINHO E ACOMPAHADO

Como em tudo na vossa organização de casamento, há decisões que devem ser ponderadas verificando os pros e os contras de cada situação.

Neste tema vou ajudar-vos um bocadinho e referir algumas das características que devem pensar ao escolherem com quem sentar na mesa dos noivos:

Se decidirem sentar-se com os vossos pais e padrinhos…

  • Convém garantir que todos os convidados se sentem confortáveis em sentarem-se juntos (para não haver discussões à mesa);
  • É um clima mais animado;
  • Mais uma forma de honrar quem caminhou convosco nesta organização do casamento;
  • É o ideal para casais e famílias mais tradicionais.

Se decidirem sentar-se apenas os dois…

  • Vão poder ter um momento só vosso, sendo que é uma opção mais romântica,
  • Os noivos podem andar mais à vontade pelas mesas.
  • Por outro lado e inconscientemente, podem dar menos atenção a determinados convidados caso não tenham tempo de passar por todas as mesas.
  • Se a vossa mesa ficar muito longe das restantes, podem sentir-se isolados.

MAS COMO DECIDIR?

Acima de tudo, seja qual for a tua decisão, quero que percebas que não há resposta certa. Enquanto noivos, lembrem-se que o dia é vosso e que devem fazer aquilo que vos faça sentido e que vos faça sentir confortáveis.

Não deves priorizar uma longa mesa com os pais e padrinhos só porque existe um protocolo e vice-versa – não deves equacionar estarem apenas os dois numa mesa quando é importante para vocês partilharem a vossa primeira refeição enquanto casados com os que vos são mais próximos.

Por isso aquilo que vos aconselho é a sentarem-se os dois e serem sinceros um com o outro. Lembram-se que os vossos gostos podem ser diferentes, mas podem sempre chegar a um meio termo (basta ter um bocado de criatividade). Por exemplo, fazer uma refeição totalmente diferente e deixarem dois lugares em algumas mesas e irem partilhando cada prato com um grupo de convidados diferente ou mesmo criando uma segunda mesa com os convidados mais próximos.

Acima de tudo, decidam perante aquilo que vos fizer sentido e que seja importante no vosso dia – seja protocolo ou não.

Assinatura Noiva em Quarentena

vê também estes posts

Deixa um comentário

* Ao utilizares este formulário, aceitas o envio e armazenagem dos teus dados por este site.