O guia de como planear um Casamento de A a Z

por Noiva em Quarentena
179 visualizações
Noivos de mãos dadas

Se estão noivas ou noivos, certamente já repararam que um casamento não é fácil de organizar. É preciso muito tempo, pesquisa, paciência e coordenação para que não vos falhe nada. E para vos ajudar nessa tarefa, compilei alguns termos do mundo nupcial num guia de Casamento de A a Z.

ALTAR

No casamento, o altar é um pequeno local onde os noivos permanecem durante a totalidade do casamento e onde o padre, celebrante ou conservador oficializa a cerimónia. Normalmente situa-se no final do corredor percorrido pelo casal

BOUQUET

O bouquet é um pequeno conjunto de flores e um dos símbolos da noiva. A sua origem não é certa mas crê-se que o seu uso surgiu na Grécia Antiga enquanto oferenda à deusa Hera. Atualmente, existem 8 estilos de bouquet – redondo, braçada, assimétrico, cascada, esfera, hoop, ramalhete e silvestre – mediante os gostos pessoais da noiva e tamanho preferido.

CATERING

Um termo que tinha que estar presente neste guia de casamento de A a Z. É um serviço que diz respeito à comida regularmente servida no decorrer do casamento. Normalmente, muitos noivos não gostam de procurar este tipo de fornecedores, mas é essencial no decorrer do seu dia. Felizmente, muitos espaços já o tem no seu serviço, o que facilita imenso organização.

CELEBRANTE

É um fornecedor contratado para celebrar o casamento. Habitualmente está presente em casamentos não-religiosos e é bastante procurado por casais que querem tornar o seu casamento menos formal e mais sentimental.

CENTRO DE MESA

É uma peça decorativa ou arranjo floral presente no centro das mesas do copo-de-água. É um elemento essencial em qualquer casamento já que, pela sua quantidade, é dos componentes mais visuais do tema que os noivos escolhem.

CERIMÓNIA

É o momento mais importante da celebração do casamento pois é quando os noivos dizem o tão esperado “Sim“. Esta cerimónia pode ser religiosa, pode ser celebrada pelo conservador do registo civil assim como espiritual – o que for da preferência dos noivos. Em Portugal, penso que não existe o costume dos ensaios e por isso, aconselho-vos a preparar bem a cerimónia – principalmente a entrada – com as vossas madrinhas e damas-de-honor para que não haja qualquer confusão ou falha.

COCKTAIL

É o momento do casamento imediatamente a seguir à cerimónia. Normalmente, é localizado no exterior do espaço contratado e onde os convidados começam a conviver uns com os outros, ao mesmo tempo que se deliciam com canapés, cocktails ou sumos naturais. Durante este momento, o fotógrafo aproveita para fazer a primeira sessão de fotos com os recém-casados.

CONVIDADOS

Acho que é “o” tema que tinha que estar neste pequeno glossário de casamento de A a Z. Obviamente que toda a gente sabe o que são os convidados de casamento, mas este termo aqui se encontra porque pode ser das tarefas mais difíceis para os noivos – a lista de convidados. E sobre este tópico apenas quero referir que és tu e o teu noivo que têm a palavra final sobre os convidados de casamento. Penso que quanto muito os vossos pais (caso sejam os pagantes, a meu ver) poderão ter algum voto na matéria, mas a decisão de quem vocês querem que esteja neste dia tão especial é vossa.

Acho que em todas as festas de casamento existem pessoas que se auto-convidam, que fazem uma “cena” por não serem convidados ou (num caso mais grave) aparecem mesmo sem o serem. Quanto a esse tipo de pessoas, enquanto casal devem ter mão firme e saber dizer que não independentemente do quão chateados, amuados ou zangados ficarem.

CURSO PRÉ-MATRIMONIAL (CPM)

Enquanto noiva do civil, admito que este é um tema que pouco sabia ou que me sentia à vontade. Mas aumentei os meus conhecimentos ao falar com noivas que casam pelo religioso para vos poder dar este termo neste guia de casamento de A a Z.

O curso pré-matrimonial consiste em pequenas reuniões ente os casais e, normalmente, com o padre da igreja onde casam e que tem como finalidade preparar os noivos para a vida a dois. A duração do curso depende da disponibilidade do pároco e realiza-se num dia ou durante algumas semanas. No entanto, o aconselhável é que os noivos realizem este curso alguns meses antes do dia do seu casamento.

CONVITES

Não podia deixar de colocar os convites neste pequeno guia para o teu casamento de A a Z, já que são a porta de entrada para o vosso grande dia.

Os convites, atualmente, são em formato digital ou em formato físico. No entanto, este último ainda continua a ser o preferido dos noivos. A não esquecer que esta peça de estacionário deve ser entregue ou enviado para os convidados cerca de 2 a 4 meses antes do grande dia.

Not on the High Street
DECORAÇÃO

Os aspetos decorativos do teu casamento vão dar personalidade ao teu dia. É um ponto que não pode ser descurado e, a meu ver, é dos serviços mais importantes que podes ter. A decoração vai estar em qualquer espaço que tu ou os teus convidados estejam desde a igreja, cocktail ou mesmo no copo-de-água.

Neste ponto, o mais importante é mesmo falares com a tua decoradora e explicar-lhe bem o que tens em mente para que ela possa replicar. Se por exemplo, levares algum tipo de decoração de casa aconselho-te a preparares um plano para que ela saiba para onde irá cada peça.

DAMAS-DE-HONOR

As tuas damas são as tuas amigas próximas que queres que façam parte do teu casamento. São elas que te poderão ajudar caso necessites de algo na organização do teu dia ou que ajudam a madrinha a preparar a despedida de solteira.

Normalmente as damas-de-honor distinguem-se dos restantes convidados pois usam a mesma cor ou tonalidade, que vai em concordância com o tema de casamento. Muitas noivas exigem que as suas damas estejam com o vestido igual, mas aquilo que te posso aconselhar é que as deixes escolher o modelo e apenas definas a sua cor. Como sabes nem todas as pessoas tem os mesmos gostos e é preferível elas estarem com algo que gostem e que se sintam bem.

Madeline Shea Photography via JuneBug Weddings

DESPEDIDA DE SOLTEIRA/O

É um dos momentos mais esperados pelos noivos na organização do seu dia, já que podem estar com os seus amigos e celebrar aqueles últimos momentos antes do “Sim”. E por isso, não podia deixar de colocar neste pequeno glossário de casamento de A a Z.

Por norma é uma comemoração de um dia ou fim-de-semana e é totalmente organizado pelos padrinhos, damas-de-honor, amigos – qualquer pessoa que não os noivos.

Uma vez que não vais poder “meter o nariz” do que se irá passar, penso que aqui o melhor é ires dando algumas dicas do que não gostarias de fazer neste dia, caso exista algo que não te sintas à vontade.

DESTINATION WEDDING

Este termo diz respeito aos casamentos que se celebram fora do país de residência dos noivos. Ultimamente tem sido uma tendência para casais que preferem casamentos mais pequenos, mas intensos. Se esse for o teu caso, lembra-te de pesquisar bem qual a documentação necessária para um casamento fora do teu país e quais os procedimentos necessários para tal.

ELOPMENT

Este foi um termo que ouvimos falar bastantes vezes desde que a pandemia começou. Mas afinal o que quer dizer elopment? Como refere a tradução inglesa, “elope” significa fugir. E é isso que os casais que optam por este tipo de casamentos fazem – fogem para um local com uma paisagem fantástica e com significado para os dois e casam ali. Por esse motivo é que estas cerimónias são frequentemente chamadas de “casamento a dois“.

ESTACIONÁRIO

Da minha experiência, cerca de 8 em 10 pessoas me pergunta “o que é isso” assim que menciono esta palavra.

O estacionário de casamento é um conjunto de elementos que contém a identidade visual do vosso dia. Normalmente, todos eles são impressos em papel e vão desde o convite, save the date, missal, menus, plano de mesas, etc.

FORNECEDORES

Esta é uma das palavras indispensáveis neste guia de casamento de A a Z. É impossível ter um casamento sem fornecedores. São eles que pegam na visão que vocês tem para o vosso dia e a fazem realidade. Por isso é bastante importante que contrates fornecedores com quem te identifiques.

INSPIRAÇÃO

Navegar pelo Pinterest e procurar inspiração para o grande dia é o passatempo que todas as noivas gostam de fazer diariamente. Esta rede é um mundo de inspiração. Encontras aqui de tudo um pouco, desde ideias de penteados, maquilhagem, decoração criativa. Eu utilizo imenso o Pinterest e foi lá que retirei inspiração para a maior parte do meu casamento. O que te aconselho é a seres realista e a não te deixares levar pelas ideias luxuosas ou que te fará gastar por impulso, dando cabo de parte do budget que tens disponível.

IGREJA

Para muitos casais, o casamento religioso é o que escolhem pela sua espiritualidade, fé e significado. Estas cerimónias acontecem numa igreja pertencente à paróquia dos noivos ou então numa outra que lhes faça sentido a ambos.

Tal como acontece nos casamentos civis, também aqui os noivos necessitam dos papéis do registo para avançar com a celebração, mas estes podem ser tratados por eles ou pela paróquia. Para além disso, em casamentos religiosos, os noivos também deve frequentar um curso pré-matrimonial.

KIT DE EMERGÊNCIA

Quem nunca ouviu falar no kit de emergência?

Na verdade, é uma bolsa ou um saquinho que normalmente é preparado pela noiva ou pela madrinha ou damas-de-honor e que contém alguns acessórios que não podem ser esquecidos no dia do casamento. Normalmente é composto por ganchos para o cabelo, laca, desodorizante, linha e agulha, fita-cola, tesoura, etc.

LEMBRANÇAS

Não sei qual a vossa opinião referente às lembranças mas é um dos preparativos para o casamento que mais desacordos gera e por esse motivo tinha que estar presente nestes casamentos de A a Z.

É costume que, no final da festa, os noivos entreguem uma pequena lembrança aos seus convidados como forma de agradecimento por terem partilhado este seu dia tão importante. No entanto, concordo que é um valor de menor importância que pode ser colocado noutra área do budget. O que alguns noivos fazem é aproveitar o valor e doar a alguma instituição. É sempre um tema que pode gerar controvérsia mas cada noivo deve decidir o que é melhor para si.

Lembranças de Casamento
Rebecca Renner Photography via Wedding Wire
LUA-DE-MEL

Quem não está mortinho pela lua-de-mel?

Esta designação do mundo dos casamentos refere-se à primeira viagem em conjunto dos recém-casados. Normalmente, o destino escolhido tem a tendência em ser paradisíaco ou romântico. No entanto, já existem alguns casais aventureiros que preferem algo menos casual.

Aproveitem as feiras de viagem que acontecem durante durante o ano para obterem preços mais em conta.

MESA PRESIDENCIAL

Já ouviram certamente falar deste termo, mas para quem esta palavra não é tão familiar eu explico. A mesa presidencial é onde os noivos irão estar sentados no copo-de-água.

Esta é uma das questões mais pertinentes do casal – Será melhor ficarmos numa mesa com os nossos pais ou padrinhos ou então sozinhos? Na minha opinião, vocês é que devem decidir o que vos faz mais sentido. Por exemplo, se o vosso caso for semelhante ao meu, que tenho os pais separados, secalhar a vossa preferência recai em ficarem sozinhos numa mesa. Mas se querem partilhar a vossa primeira refeição enquanto marido e mulher com os vossos pais ou outro familiar, também o podem fazer.

Etsy/RoyalWoodArt

MÚSICA

Esta é uma parte muito importante do vosso casamento e teria que colocar neste guia de casamento de A a Z obrigatoriamente.

Afinal o que é uma celebração sem música? São necessárias em vários momentos da tua cerimónia: A entrada da noiva, quando os recém-casados entram no copo-de-água, primeira dança, corte do bolo assim como no baile.

O importante é que sejam músicas que tanto tu como o teu noivo gostem, mas que também possam criar algum tipo de sentimento nos convidados.

Durante a refeição, podes pedir músicas mais calmas e ambiente, enquanto que para as músicas do baile, deves apostar em temas mais divertidos e que façam cada familiar ou amigo vosso saltar da cadeira (com a devida precaução, claro).

NOIVA EM QUARENTENA

E qual é o blog que te ajuda desde o momento em que te pedem em casamento até que chegas de lua-de-mel? Pois é, já estás nele!

Se estás noiva e não sabes por onde começar a organizar o dia do teu casamento, quero que saibas que por aqui encontras tudo o que necessitas. Inspiração, ideias, curiosidades, artigos e muito mais para ficares 100% esclarecida co o que podes e deves fazer.

Ainda tens muitas dúvidas? Fala comigo.

ORÇAMENTO

Se pudesse escolher algum dos termos deste glossário de casamento de A a Z que fosse extremamente importante é este. É uma das dores de cabeça dos noivos. No entanto é algo essencial a ser definido na organização do casamento.

É a partir deste valor que os noivos vão perceber o que podem ou não gastar sem destruir as suas finanças. Para isto, devem ser realistas – o valor não pode ser nem muito alto, nem muito baixo.

PALETE DE CORES

Quando começas a organizar um casamento, certamente que um dos primeiros elementos que os noivos devem decidir relativamente à decoração é qual o esquema de cores que irá estar presente no seu dia.

São estas tonalidades que irão dar vida a toda a decoração e que vão permanecer como um ponto de partida para a criação de designs de casamento.

PLANO DE MESAS

Que dor de cabeça que é o plano de mesas!

Quando tiveres a tua lista de convidados com as respetivas confirmações concluída, passas ao próximo passo que será organizá-los por mesas.

O primeiro passo que tens que fazer, é questionar ao teu espaço qual o número definido por mesa e, após isso, terás que organizar os teus convidados que nem pequenos puzzles. Lembra-te de estruturar onde eles se irão sentar por afinidades, famílias ou, caso não se conheçam, com que outros convidados se poderão ficar bem.

Lembra-te que pode ser uma tarefa complicada, mas o conforto dos teus convidados vem sempre primeiro.

Plano de Mesas
Love by Linzie via Wedding Wire

REGISTO CIVIL

Esta é a grande dor de cabeça dos noivos e por isso, obrigatório neste guia de casamento de A a Z.

Segundo a lei, o casamento é um contrato ente duas pessoas que visa definir quais os seus direitos e deveres. Sem este documento assinado, o casamento não é válido e por isso é bastante importante agendar a sua abertura atempadamente.

O processo deve iniciar-se no mínimo 6 meses antes do dia, na conservatória de residência dos noivos ou do local da cerimónia e independentemente do tipo de casamento. No documento do registo civil consta, para além da intenção do casamento, qual o nome a adaptar assim como qual o regime de bens escolhido. Atualmente este processo pode ser iniciado por meios digitais.

SAPATOS

Quem acha que os sapatos são dos pontos menos importantes do look da noiva porque “não se vêem” que se desengane.

Acredito mesmo que é um acessório essencial (para saberem as razões, corram para o IGTV que fiz na página da Noiva em Quarentena). Afinal, vais estar em cima deles durante a maior parte do teu dia. E por isso, sobre este acessório, o que te aconselho é que optes por algo que gostes, obviamente, mas que escolhas com o conforto enquanto prioridade.

SAVE THE DATE

O save the date faz parte do estacionário e diz respeito ao anúncio do casamento anterior ao convite.

Normalmente serve para dar a conhecer aos convidados qual o dia da cerimónia para que já comecem a pensar naquele como o dia do vosso casamento. Esta peça não é obrigatória e muitos casais optam por não produzir, mas se tiveres convidados que necessitam de marcar férias com alguma antecedência, é sempre uma mais valia.

TEMA DE CASAMENTO

Semelhante à palete de cores, o tema de casamento é bastante importante para a organização do casamento e posterior definição dos aspetos decorativos.

Os noivos tem que decidir qual o tema ou estilo que pretendem incluir: Se querem algum tema mediante os gostos do casal ou apenas um estilo que identifique com a sua personalidade.

TRANSPORTE

Acho que este tema é um dos que tinha mesmo que colocar neste guia de casamento de A a Z – e acreditem, mais por mim do que para vocês.

Quando comecei a organizar o meu casamento, nunca pensei em contratar um transporte para me levar até à quinta. Acho que ainda hoje é uma questão dúbia já que realmente depende do que cada noiva pretende para a sua cerimónia. Há noivas que anseiam em chegar num carro vintage ou mesmo nos famosos Tesla. Mas outras noivas preferem manter o valor e chegar no carro de família.

VÉU

Este acessório da imagem da noiva é bastante utilizado (apesar da sua origem ser um pouco arcaica). Antigamente, o véu era usado para tapar a cara da noiva até o momento em que via o seu futuro marido. Atualmente a cara já não é tapada, mas continua a ser uma peça que muitas noivas não dispensam no seu look nupcial.

VESTIDO DE NOIVA

Qual é a mulher que não sonha com o seu vestido de casamento?

É dos pontos mais importantes na organização e no próprio casamento e certamente o detalhe pelo qual a noiva mais anseia.

Existem vários tipos de vestido de noiva, passando pelos mais juntos ao corpo como é o caso do sereia, os mais fluídos como o evasé assim como os mais volumosos como os modelos princesa. Este principal detalhe da imagem da noiva deve ser adquirido entre 6 a 9 meses antes do grande dia.

VOTOS

Em qualquer casamento existe a troca de votos, que basicamente, é uma troca de palavras entre os noivos que fazem as suas promessas eternas de amor.

Num casamento religioso, este momento é caracterizado pela troca das alianças e pelos já conhecidos votos que antecedem “até que a morte nos separe.” Num casamento civil, é costume o casal ser mais informal e adapta estas palavras ao seu romantismo, maneira de ser, história do casal assim como aos seus gostos e rotinas.

WEDDING PLANNER

Recentemente fiz um post sobre a contratação de Wedding Planners. Acho que antes de contratares este serviço deves fazer algumas perguntas a ti própria: Quanto tempo tenho para organizar o meu casamento? Prefiro ser eu a organizar ou deixo para um profissional ? Posso gastar esse valor?

Pessoalmente, acho que é um serviço essencial para casamentos em locais menos comuns, como por exemplo em casa ou na praia, ou mesmo para casamentos com bastantes convidados.

Assinatura Noiva em Quarentena

vê também estes posts

Deixa um comentário

* Ao utilizares este formulário, aceitas o envio e armazenagem dos teus dados por este site.