7 MOTIVOS PARA IR DE LUA-DE-MEL PARA A NORUEGA

por Noiva em Quarentena
111 visualizações
Lofoten, Noruega

Quando falamos em lua-de-mel, muitos de nós associamos imediatamente a praia, calor e uns cocktails a acompanhar. Mas e se vos disser que em países frios também há varias atividades que podem fazer numa viagem a dois? Se não acreditam continuem a fazer scroll nesta página porque hoje mostro-vos alguns motivos para optarem pela lua-de-mel na Noruega.

NORGE

(*Noruega)

Nunca fui à Noruega – apenas viajei através dos jogos (sim, sou uma gamer) ou mesmo da televisão. Mas acreditem que é um dos destinos que mais quero ir.

A Noruega fica situada a norte da Europa numa península que todos conhecemos como Escandinávia. É considerado um país subpolar devidos às baixas temperaturas, que podem chegar no inverno aos -5º. Faz fronteira com outros países frios como a Suécia (a pouco mais de 3h da capital), Finlândia ou mesmo a Rússia.

Mas não pensem que o frio deixa os cidadãos deste país mais tristonhos – muito pelo contrário! Segundo o World Happiness Report, a Noruega é dos povos mais felizes do mundo, ocupando em 2019 o quinto lugar. Mas possivelmente, tal feito deve-se ao Friluftsliv, que é uma filosofia norueguesa que incentiva o tempo passado ao ar livre como forma de livrar-nos do stress do dia-a-dia.

A Noruega é também o berço dos vikings, os famosos guerreiros, comerciantes, artesãos e piratas nórdicos, pouco amados pelo povo ocidental mas com um papel fundamental na formação da Europa.

Para chegar à sua capital, Oslo, iremos demorar cerca de 6h a partir de Lisboa. O aeroporto Gardermoen, é o mais importante da Noruega e encontra-se a 45 minutos da cidade.

PORQUÊ VISITAR A NORUEGA NA LUA-DE-MEL ?

Concordo plenamente que não é um país que nos salte ao pensamento quando pensamos em lua-de-mel na Noruega. Mas não é por isso que será menos fascinante – e se ainda tens dúvidas, vê abaixo os 7 motivos que te apresento para escolheres este país para a tua primeira viagem a dois.

#1 APRENDE A FAZER ESQUI NUMA ESTÂNCIA EM OSLO

Kongsberg Skisenter
Kongsberg Skisenter

Estando em constante contacto com o frio, é perfeitamente normal que uma das atividades mais adoradas pelo povo norueguês sejam os desportos de neve, em especial o esqui. Este desporto com origem escandinava era antigamente um dos principais meios de transporte pela cidade.

Com várias estâncias situadas por toda a Noruega, a preferida deste povo escandinavo é a de Kongsberg situada a cerca de uma hora de Oslo. Aqui, os esquiadores poderão descer por 10 circuitos diferentes, numa altitude de 330 metros.

#2 FAZ UM PASSEIO PELOS FIORDES E CONTEMPLA A NATUREZA

Sognefjord
via Daily Scandinavian

Os fiordes são entradas de mar no meio de montanhas causadas pela decomposição de antigos glaciares. Quem viaja por entre estas formações geográficas não fica indiferente à paisagem lindíssima que poderá admirar – afinal não é por acaso que os fiordes noruegueses são património da UNESCO.

O melhor local para contemplar a sua beleza é em Bergen, a segunda maior cidade do país situada na costa oeste. Aqui, encontramos o seu Sognefjord, considerado o rei dos fiordes e que se estende por 200km.

#3 FAZ A VIAGEM DE COMBOIO MAIS BONITA DO MUNDO

Comboio em Flam
via Visit Flam

A Noruega é um país com paisagens de tirar o fôlego e é aqui que também podemos apreciar uma das viagens de comboio mais bonitas do mundo.

Tendo a pequena vila de Flåm como destino final, neste percurso o verde é a cor predominante devido aos campos existentes pelo caminho. A viagem não é muito longa já que apenas tem 20km, o que é o equivalente a 40 minutos de viagem mas o acesso e o final do percurso – esses sim valem a pena.

#4 CONHECE MAIS A FUNDO A CULTURA VIKING

Museu Viking em Oslo
Petter Ulleland via Wikipedia

Visitar a Noruega e não conhecer a fundo a cultura viking é impensável. Admito que recentemente tenho vindo a debruçar-me mais perante a história e cultura deste povo e posso dizer-vos com toda a certeza que é dos mais interessantes que existiram na história mundial.

Não é complicado encontrar neste país vestígios vikings, desde museus, esculturas, ruínas e até parques temáticos. Em Oslo, como exemplo, encontramos o museu do navio viking (os chamados dracares) onde constam 3 navios datados do século 19. Para os mais aventureiros, viajem até Lofoten (a cerca de 2000km de Oslo) e não deixem de visitar também o museu viking na vossa lua-de-mel na Noruega.

#5 EXPLORA OS PONTOS MAIS IMPORTANTES DA CAPITAL

Museu de Munch
via Munchmuseet

Oslo é a capital norueguesa e uma cidade bastante completa com bastantes atividades para todos os gostos. Há tanto que fazer nesta cidade desde visitar museus e galerias de arte, passear nas suas ruas repletas de natureza e admirar o urbanismo, fazer compras nas variadas lojas.

De entre o teu percurso por Oslo, não falhes na visita ao Nationaltheatre (o teatro nacional), o Slottet (palácio real), assim como o Radhuset (o edificio da câmara municipal). Ainda podes admirar a arte de Munch no Munchmuseet ou passear pelo Vigelandsparken, o parque da cidade.

#6 EXPERIMENTA A COMIDA TÍPICA NORUEGUESA

Comida Norueguesa
Matprat via VisitNorway

Se há algo que gosto de fazer nas viagens (e penso que poderão concordar comigo) é…comer. Adoro experimentar os pratos típicos de cada local e os da Noruega certamente que não ficarão para trás (apesar de não chegarem aos calcanhares da nossa gastronomia portuguesa)

Contrariamente do que acontece noutros países, a comida norueguesa é simples, leve e focada nos produtos da região. Por isso, ao visitar o país irão encontrar pratos de salmão, cordeiro ou até truta. O prato mais famoso é o salmão defumado, existente em qualquer canto do país e o Pinnekjøtt que é um prato de cordeiro (na imagem). Para sobremesas, o Kransekake (uma pilha de bolachas em forma de anéis) destaca-se como um doce festivo assim como as conhecidas waffles que encontramos a ser vendidas na rua. O Skolebrød também é apreciado pelas crianças que o levavam na marmita para a escola – daí a sua tradução ser pão de escola.

#7 VÊ A AURORA BOREALIS EM TROMSO COM A TUA CARA METADE

Aurora Borealis na Noruega
John Huang via Pixabay

Está certamente na bucket list (incluindo na minha) de milhares de pessoas e porque não aproveitar a lua-de-mel para cumprir mais um sonho?

Tromsø é dos melhores locais do país para verem as luzes nórdicas. Esta cidade fica situada no norte da Noruega e a maneira mais fácil de lá chegar é de avião, a partir de Oslo. O resto da viagem pode ser extremamente cansativa mas certamente que valerá a pena o esforço. Mesmo tendo apenas visto por fotografia, não há como não ficar fascinado com a beleza deste céu em tons de verde.

Agora que já conhecem alguns dos motivos, apostariam numa lua-de-mel na Noruega?

Assinatura Noiva em Quarentena

vê também estes posts

Deixa um comentário

* Ao utilizares este formulário, aceitas o envio e armazenagem dos teus dados por este site.