Quando falamos em lua-de-mel, muitos de nós associamos imediatamente a praia, calor e uns cocktails a acompanhar. Mas e se vos disser que em países frios também há varias atividades que podem fazer numa viagem a dois? Se não acreditam continuem a fazer scroll nesta página porque hoje mostro-vos alguns motivos para optarem pela lua-de-mel na Noruega.
NORGE
(*Noruega)
Nunca fui à Noruega – apenas viajei através dos jogos (sim, sou uma gamer) ou mesmo da televisão. Mas acreditem que é um dos destinos que mais quero ir.
A Noruega fica situada a norte da Europa numa península que todos conhecemos como Escandinávia. É considerado um país subpolar devidos às baixas temperaturas, que podem chegar no inverno aos -5º. Faz fronteira com outros países frios como a Suécia (a pouco mais de 3h da capital), Finlândia ou mesmo a Rússia.
Mas não pensem que o frio deixa os cidadãos deste país mais tristonhos – muito pelo contrário! Segundo o World Happiness Report, a Noruega é dos povos mais felizes do mundo, ocupando em 2019 o quinto lugar. Mas possivelmente, tal feito deve-se ao Friluftsliv, que é uma filosofia norueguesa que incentiva o tempo passado ao ar livre como forma de livrar-nos do stress do dia-a-dia.
A Noruega é também o berço dos vikings, os famosos guerreiros, comerciantes, artesãos e piratas nórdicos, pouco amados pelo povo ocidental mas com um papel fundamental na formação da Europa.
Para chegar à sua capital, Oslo, iremos demorar cerca de 6h a partir de Lisboa. O aeroporto Gardermoen, é o mais importante da Noruega e encontra-se a 45 minutos da cidade.
PORQUÊ VISITAR A NORUEGA NA LUA-DE-MEL ?
Concordo plenamente que não é um país que nos salte ao pensamento quando pensamos em lua-de-mel na Noruega. Mas não é por isso que será menos fascinante – e se ainda tens dúvidas, vê abaixo os 7 motivos que te apresento para escolheres este país para a tua primeira viagem a dois.
#1 APRENDE A FAZER ESQUI NUMA ESTÂNCIA EM OSLO

Estando em constante contacto com o frio, é perfeitamente normal que uma das atividades mais adoradas pelo povo norueguês sejam os desportos de neve, em especial o esqui. Este desporto com origem escandinava era antigamente um dos principais meios de transporte pela cidade.
Com várias estâncias situadas por toda a Noruega, a preferida deste povo escandinavo é a de Kongsberg situada a cerca de uma hora de Oslo. Aqui, os esquiadores poderão descer por 10 circuitos diferentes, numa altitude de 330 metros.
#2 FAZ UM PASSEIO PELOS FIORDES E CONTEMPLA A NATUREZA

Os fiordes são entradas de mar no meio de montanhas causadas pela decomposição de antigos glaciares. Quem viaja por entre estas formações geográficas não fica indiferente à paisagem lindíssima que poderá admirar – afinal não é por acaso que os fiordes noruegueses são património da UNESCO.
O melhor local para contemplar a sua beleza é em Bergen, a segunda maior cidade do país situada na costa oeste. Aqui, encontramos o seu Sognefjord, considerado o rei dos fiordes e que se estende por 200km.
#3 FAZ A VIAGEM DE COMBOIO MAIS BONITA DO MUNDO

A Noruega é um país com paisagens de tirar o fôlego e é aqui que também podemos apreciar uma das viagens de comboio mais bonitas do mundo.
Tendo a pequena vila de Flåm como destino final, neste percurso o verde é a cor predominante devido aos campos existentes pelo caminho. A viagem não é muito longa já que apenas tem 20km, o que é o equivalente a 40 minutos de viagem mas o acesso e o final do percurso – esses sim valem a pena.
#4 CONHECE MAIS A FUNDO A CULTURA VIKING

Visitar a Noruega e não conhecer a fundo a cultura viking é impensável. Admito que recentemente tenho vindo a debruçar-me mais perante a história e cultura deste povo e posso dizer-vos com toda a certeza que é dos mais interessantes que existiram na história mundial.
Não é complicado encontrar neste país vestígios vikings, desde museus, esculturas, ruínas e até parques temáticos. Em Oslo, como exemplo, encontramos o museu do navio viking (os chamados dracares) onde constam 3 navios datados do século 19. Para os mais aventureiros, viajem até Lofoten (a cerca de 2000km de Oslo) e não deixem de visitar também o museu viking na vossa lua-de-mel na Noruega.
#5 EXPLORA OS PONTOS MAIS IMPORTANTES DA CAPITAL

Oslo é a capital norueguesa e uma cidade bastante completa com bastantes atividades para todos os gostos. Há tanto que fazer nesta cidade desde visitar museus e galerias de arte, passear nas suas ruas repletas de natureza e admirar o urbanismo, fazer compras nas variadas lojas.
De entre o teu percurso por Oslo, não falhes na visita ao Nationaltheatre (o teatro nacional), o Slottet (palácio real), assim como o Radhuset (o edificio da câmara municipal). Ainda podes admirar a arte de Munch no Munchmuseet ou passear pelo Vigelandsparken, o parque da cidade.
#6 EXPERIMENTA A COMIDA TÍPICA NORUEGUESA

Se há algo que gosto de fazer nas viagens (e penso que poderão concordar comigo) é…comer. Adoro experimentar os pratos típicos de cada local e os da Noruega certamente que não ficarão para trás (apesar de não chegarem aos calcanhares da nossa gastronomia portuguesa)
Contrariamente do que acontece noutros países, a comida norueguesa é simples, leve e focada nos produtos da região. Por isso, ao visitar o país irão encontrar pratos de salmão, cordeiro ou até truta. O prato mais famoso é o salmão defumado, existente em qualquer canto do país e o Pinnekjøtt que é um prato de cordeiro (na imagem). Para sobremesas, o Kransekake (uma pilha de bolachas em forma de anéis) destaca-se como um doce festivo assim como as conhecidas waffles que encontramos a ser vendidas na rua. O Skolebrød também é apreciado pelas crianças que o levavam na marmita para a escola – daí a sua tradução ser pão de escola.
#7 VÊ A AURORA BOREALIS EM TROMSO COM A TUA CARA METADE

Está certamente na bucket list (incluindo na minha) de milhares de pessoas e porque não aproveitar a lua-de-mel para cumprir mais um sonho?
Tromsø é dos melhores locais do país para verem as luzes nórdicas. Esta cidade fica situada no norte da Noruega e a maneira mais fácil de lá chegar é de avião, a partir de Oslo. O resto da viagem pode ser extremamente cansativa mas certamente que valerá a pena o esforço. Mesmo tendo apenas visto por fotografia, não há como não ficar fascinado com a beleza deste céu em tons de verde.
Agora que já conhecem alguns dos motivos, apostariam numa lua-de-mel na Noruega?
