O Inverno é uma estação mágica. É uma época que nos acalma a alma com todos os detalhes aconchegantes que pode ter. Um casamento nesta altura pode não ser a primeira escolha da maior parte dos casais que preferem um tempo mais quente. Nesta época também temos que ter um maior cuidado com alguns detalhes para que tudo corra como imaginamos. A decoração floral é um desses pontos e a escolha das flores deve ser minuciosa. Estas plantas – as chamadas flores de inverno – são resistentes às temperaturas mais baixas e aguentam por um maior período nos casamentos da época.
AS CARACTERISTICAS DOS BOUQUETS DE INVERNO
Os bouquets de inverno são influenciados por dois fatores: Em primeiro lugar pela beleza das paisagens cobertas por mantos brancos de neve. Infelizmente não é algo que consigamos experienciar em Portugal, mas demonstra muito a beleza da época. Por outro lado, é caracterizado pelo conforto em contraste com o clima frio que se sente fora de casa.
Também no Inverno é quando preparamos arranjos criativos e originais com uma inteligente utilização da cor. Os tons em vermelhos ou verde esmeralda utilizam-se nesta época, assim como uma paleta com brancos, azuis claros e cinzentos.
O Inverno também é a época de dias festivos tais como o Natal, Passagem de Ano ou Dia dos Namorados e que inconscientemente induzem as escolhas das noivas relativamente às cores ou tipos de flores.
QUE FLORES DE INVERNO POSSO UTILIZAR?
O tipo de flores utilizado num ambiente com temperaturas baixas é bastante importante. Para uma decoração ou bouquet duradouro, é preciso que tenham uma maior resistência ao clima e que não necessitem de luz solar. Algumas espécies que desabrocham em pleno Inverno já tem estas características e por isso, são as ideais para um bouquet nesta altura.

ANÉMONA
As anémonas são bastante utilizadas nos bouquets de Inverno. Com uma beleza invulgar, esta planta tem mais de 100 espécies distintas. As pétalas desta flor são muito frágeis e por isso devemos ter um especial cuidado.
A sua origem remete à cultura grega e teve o seu nome em homenagem ao Deus do vento Anémos. Antigamente, o seu significado remetia a um presságio de amor renunciado para algumas culturas. Mas outras acreditavam que afastava o mal.
Atualmente, a anémona representa a perseverança assim como a persistência e ajuda a curar os males sentimentais.
Foto: Hope Taylor Photography via Courtney Inghram

POINSÉTIA
Não há flor que lembre mais o Inverno do que a Poinséta. Conhecida como a flor do Natal, esta espécie vermelha de formato estrelar é originária do México.
Como é uma planta que floresce no mês de Natal é certamente utilizada para decorações da época. Aliás, o seu nome provém de Joel Roberts Poinsett, primeiro embaixador dos EUA no México e que iniciou o uso desta flor na altura do Natal.
Foto:Etsy/BellaBloomsFlorals

FRÉSIA
Estas flores de Inverno fazem lembrar um sino e são inegavelmente das flores mais delicadas que existem.
Tem a sua origem em África , onde existem cerca de 16 espécies diferentes diante de cores variadas (a maioria, forte). É uma flor utilizada na criação de perfumes e fragrâncias para produtos de higiene ou beleza.
Simbolizam a pureza assim como a inocência mas ao mesmo tempo são flores relaxantes que homenageiam a amizade.
Foto: Our Labor of Love via Ruffled

CRISÂNTEMO
O crisântemo é uma planta de forma irregular, bastante utilizada em bouquets de Inverno por oferecer cores fortes. A mais comum é na tonalidade amarela e é então conhecida como a “flor do sol”.
A sua origem provém da China. Mas é no Japão que ganha protagonismo, chegando mesmo a ser um dos símbolos do país.
Os seus significados variam. No continente asiático simboliza a felicidade e a vida completa. No entanto, Também significa a verdade e a sinceridade.
É também uma planta medicinal já que era usada por determinadas vezes como remédio caseiro para a dor de cabeça.
Foto: Chloe Jackman Photography via Artfully Wed

VIOLETA
A Violeta é uma flor de inverno caracterizada pela sua junção do interior escuro com cores fortes.
Muitas são as lendas que falam desta flor. Os romanos tinham-na como representação do luto enquanto na epoca medieval achavam-na protetir
É uma flor bastante perfumada, de aroma doce que significa a subtileza, a delicadeza assim como a simplicidade. Utilizada no bouquet de casamento, simboliza o compromisso, promessa e fidelidade.
Foto: Johnny Miller via Martha Stewart Weddings