Sabes o que é o estacionário de casamento?

por Noiva em Quarentena
614 visualizações
Save The Date

Se há pergunta que me fazem constantemente cada vez que o menciono é: “O que é o estacionário de casamento“?

No entanto, para quem não conhece a área é realmente uma palavra pouco usual. Mas hoje vamos mudar isso. Vou responder a todas as vossas dúvidas sobre estas peças tão importantes do vosso dia.

MAS AFINAL O QUE É O ESTACIONÁRIO DE CASAMENTO?

Falar de estacionário de casamento é referirmo-nos assim a toda a identidade visual do nosso dia. Este termo refere-se aquelas pecinhas, normalmente produzidas em papel, vinil, acrílico ou outro material de produção gráfica e que servirão para comunicar algo durante o vosso dia. A quantidade de estacionário presente no vosso casamento irá sempre depender do orçamento que vocês tiverem disponível.

Na verdade, o estacionário de casamento vai permanecer convosco desde o momento em que decidem comunicar ao mundo que se irão casar até ao momento em que dirão “adeus” aos vossos convidados. Algumas peças especificas para serem produzidas antes do casamento, durante a cerimónia assim como na festa e mesmo após isso.

Para que não vos falte nada e que após este artigo possam utilizar o termo “estacionário de casamento” da maneira correta, digo-vos afinal do que se trata, dividindo-o por momentos.

ANTES DO CASAMENTO

Está na altura de anunciar ao mundo que tu e o teu noivo se irão casar. E o que é que fazem em primeiro lugar? Produzem os save the date e os convites. Pois é, estas duas peças fazem parte do estacionário de casamento, com a intenção de informar aos convidados dos vossos planos.

DURANTE A CERIMÓNIA

Acho que a cerimónia de casamento é, certamente, dos momentos onde existem mais peças de estacionário. Logo à entrada podem decidir colocar uma mensagem de boas vindas para os vossos convidados. Eles irão dirigir-se para a cerimónia que, dependendo de qual o tipo, poderão encontrar missais, guias ou mesmo algo que se tornou moda nos casamentos de Verão, os leques com a timeline do casamento.

Nos casamentos pelo civil, os noivos também costumam levar uns livros de votos que dessa forma também se incluem neste conjunto de acessórios.

Sabem aqueles pequenos cones onde contém o arroz, as pétalas assim como outro material para os noivos? São peças que pertencem ao estacionário. As plaquinhas que muitas vezes são levadas pelos pajens ou meninas das alianças inegavelmente também fazem parte deste conjunto.

DURANTE O COPO-DE-ÁGUA

Após a cerimónia terminar, os convidados dirigem-se então para o copo-de-água onde vão procurar os seus lugares no plano de mesas. Em cada mesa estão presentes pelo menos mais duas pelas de estacionário de casamento como os marcadores de mesa, identificadores de lugar ou mesmo os menus.

Diante de todo o casamento existem placas de sinalética que também se incluem neste conjunto. Na altura em que vivemos podem ser indicações de etiqueta respiratória, sinalização de álcool gel, entre outros.

APÓS A FESTA

Quando o casamento termina, está na hora de entregar aos convidados uma pequena lembrança que contém mais uma peça deste conjunto – os autocolantes. Todos estes pequenos acessórios que estão presentes no casamento fazem parte do estacionário. Alguns casais também enviam cartões de agradecimento após o seu dia para gratificar a sua presente neste dia tão especial para os noivos.

Sabiam o que era o estacionário de casamento e que peças incluía?

Assinatura Noiva em Quarentena

vê também estes posts

Deixa um comentário

* Ao utilizares este formulário, aceitas o envio e armazenagem dos teus dados por este site.