As 9 dúvidas mais comuns sobre o Casamento Religioso

por Noiva em Quarentena
557 visualizações
Casamento pela Igreja

Quando um casal fica noivo, uma das primeiras decisões que devem tomar é se vão optar por um casamento religioso ou se preferem apenas casar pelo civil. Atualmente ainda existem alguns casais a seguirem a via católica, ora porque foram educados num seio religioso ou que queiram a emoção que casar na igreja implica.

No entanto, se pensam que casar pela igreja é tarefa fácil estão muito enganados. Existe um processo a ser feito para que tal possa ser concretizado.

Contudo, e como sei que estes procedimentos podem trazer algumas dúvidas, neste post respondo a 10 das questões mais frequentes dos noivos que optam por um casamento religioso.

PRECISO ABRIR PROCESSO NA CONSERVATÓRIA?

Os noivos que pretendem casar pela igreja devem, anteriormente, dar inicio ao processo pelo registo civil. ⁣Por norma, são eles que tem esta responsabilidade diante da conservatória. No entanto, é sempre melhor questionarem na vossa paróquia como procedem relativamente à abertura deste processo.

O CASAMENTO RELIGIOSO É VÁLIDO PERANTE A LEI?

Em primeiro lugar, o casamento pela igreja é legítimo na medida em que tem que ser aberto o processo no registo civil para a sua realização. Segundo um acordo entre a Santa Fé e a República Portuguesa, o casamento católico tem valor legal.

QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O CASAMENTO RELIGIOSO?

É essencial os noivos apresentarem alguns documentos à paróquia quando decidem contrair matrimónio:

  • Documento de Identificação
  • Certidão de Batismo
  • Certificado de Casamento (previamente requisitado na conservatória do registo civil)
  • Certificado de Participação no curso CPM
  • Nomes e moradas das testemunhas

TENHO QUE PAGAR ALGUM VALOR?

Para além do valor da certidão do registo civil que são os 120€, casar pela igreja não tem nenhum custo fixo. No entanto, algumas paróquias poderão pedir algum montante que iniciar processo. Para além deste valor, também é comum os noivos e padrinhos fazerem uma oferenda à paróquia no final da cerimónia. ⁣

É NECESSÁRIO OS NOIVOS SEREM BATIZADOS?

Sim, pelo menos um dos noivos tem que ser batizado. No entanto, e caso necessitem, existem alguns programas de batismo para adultos que poderão realizar antes do casamento. ⁣

O QUE É O CPM?

O CPM é a sigla para o Curso de Preparação ao Matrimónio. Algumas paróquias pedem que os noivos frequentem este curso para que se sintam preparados para o passo que irão dar.

O CPM diz respeito a sessões com casais já unidos pelo matrimónio e que, assim, partilham as suas experiências de vida a dois, assim como também falam sobre temas relacionados com a religião e casamento.

É NECESSÁRIO O CASAMENTO TER MISSA COMPLETA?

Não. Caso o casal prefira poderá igualmente ter um casamento religioso com uma missa mais curta, sem comunhão. Podem falar abertamente com o padre sobre as vossas preferências.

COMO SE PROCESSA UM CASAMENTO PELA IGREJA?

Um casamento religioso divide-se em vários momentos, dependendo da existência de missa:

  • Cântico de Entrada e Saudação
  • Coleta
  • Liturgia da Palavra
  • Homilia
  • Rito do Matrimónio
  • Benção e Entrega das Alianças
  • Benção Nupcial
  • Cântico de Despedida

TENHO QUE ENTRAR NA IGREJA AO SOM DA MARCHA NUPCIAL?

Antigamente, era comum que todas as noivas que se casassem pela igreja entrassem, dessa forma, com a marcha nupcial. Atualmente já não acontece, mas as igrejas têm regras específicas quanto às músicas tocadas e nem todas poderão ser aceites. ⁣

Caso ainda persista alguma dúvida referente ao processo de casamento religioso, já sabes que podes falar comigo através da página da Noiva em Quarentena ou então marcar consultoria comigo através da Help a Bride.

Assinatura Noiva em Quarentena

vê também estes posts

2 comentários

CASAMENTO PELA IGREJA| PASSO A PASSO • Noiva em Quarentena 05/08/2020 - 12:36

[…] falamos aqui acerca de tudo o que é necessário para o casamento religioso e respondemos também a algumas questões que poderiam […]

Responder
8 Maneiras de escolher a data de Casamento perfeita 02/04/2021 - 16:56

[…] também colocar aqui uma chamada de atenção para a importância de alinharem tudo com a igreja e/ou registo civil já que sem uma destas entidades não poderão prosseguir com o plano […]

Responder

Deixa um comentário

* Ao utilizares este formulário, aceitas o envio e armazenagem dos teus dados por este site.