5 DICAS ESSENCIAIS PARA TE LIVRARES DOS EXCESSOS DO FINAL DE ANO

por Noiva em Quarentena
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Diário de Dieta

Bem sabemos que o mês de Dezembro não é para dietas. Afinal, quem resiste a uma mesa recheada no Natal? Por isso mesmo é que Janeiro é o mês do detox e comemoro-o contigo com algumas dicas para recuperares dos excessos do final de ano.

Muito por conta dos sonhos e das rabanadas, das refeições hipercalóricas porque “é Natal” ou mesmo pelo ambiente de festa que pede a ingestão de bebidas alcoólicas. O que é certo é que o mês de Dezembro é sem dúvida uma época de excessos alimentares.

Segundo um estudo realizado pelo Instituto Médico Europeo De La Obesidad, durante este período de festividades, os homens tem a tendência em engordar entre 3-4kg enquanto as mulheres aumentam entre 2-3kg na balança.

Os principais fatores para este aumento considerável de peso estão à vista de todos. Quer sejam bebidas alcoólicas, ingestão excessiva de refeições gordurosas ou com alto teor de açúcar e falta de prática de exercício físico. O que é certo é que tudo traz consequências ao pouco cuidado com o nosso corpo.

Vamos então deixar o Natal e a véspera de ano novo em 2020 e começar 2021 com um novo foco por uma vida mais saudável com estas dicas.

#1 PRATICA EXERCÍCIO FISICO

Possivelmente está no topo da lista das resoluções de ano novo da maior parte das pessoas. A prática de exercício físico é um ponto fulcral na perda de peso, para colmatar os excessos do final de ano e para manter um estilo de vida saudável.

Fazer exercício já não é um hábito complicado. Durante o confinamento, os portugueses ficaram profissionais em arranjar formas de se exercitarem sem recorrerem ao ginásio – com garrafões de água, com a ajuda de cadeiras ou até mesmo com o cabo de uma vassoura. Bastam entre 30 a 60 minutos de atividade física diária para surgirem efeitos positivos no nosso corpo.

No entanto, muitas pessoas não conseguem arranjar a motivação para o fazerem e esse é o maior motivo para a falta de prática de exercício. Se esse for o teu caso, sempre podes optar por fazer caminhadas que não só te ajudam no equilíbrio corporal como também fazem bem à tua mente.

#2 NÃO SALTES REFEIÇÕES

É mito dizer que para emagrecer não deves comer muito. Eu que o diga – pensava exatamente o mesmo, até que comecei a comer mais vezes (mas em menor quantidade) e vi os resultados a aparecerem.

Na verdade, saltar refeições é uma das piores coisas que podes fazer. Primeiramente porque não estás a dar ao teu corpo a energia necessária para manteres as atividades diárias. Depois, porque ao não comeres durante um longo período, fazes com que o teu corpo sinta fome e te peça o dobro. Isto resultará numa ingestão de abusiva numa refeição ou optares por alimentos menos saudáveis e rápidos ao invés de teres uma alimentação mais equilibrada.

#3 BEBE MUITA ÁGUA

Não é por acaso que a primeira coisa que um nutricionista nos diz para a perda de peso é “bebe mais água”. Mas como pode algo tão simples contribuir para a recuperação dos excessos do final de ano?

São vários os benefícios da ingestão de água durante o dia – ajuda no processo de digestão, desincha o estômago, mantém os intestinos a funcionar corretamente e ainda te sacia dando-te menos vontade de “petiscar”. Para além disso é um excelente aliado na queima de calorias, diminuindo-as cerca de 13% segundo estudos da Universidade de Virgínia .

Para ter um corpo saudável, os especialistas recomentam a ingestão de cerca de 1,5L ao longo do dia, mas esta medida varia de pessoa para pessoa.

Claro que há muita gente que não consegue consumir esta quantidade diária, ora porque não gosta de o fazer, ora porque se esquece. Por isso se és daquelas que bebe pouca água, coloca alarmes no telemóvel para que cumpras o objetivo de toma diária e troca-a por chá ou água aromatizada. Mas acima de tudo, evita os sumos e refrigerantes já que são uma fonte rica em açúcares.

#4 TEM UMA BOA NOITE DE SONO

Dormir bem é um ponto essencial para recuperares dos excessos do final de ano.

Quando estás a dormir é quando o teu corpo se regenera. Por isso é tão importante ter uma boa rotina de sono e dormir a quantidade de horas necessária. Tudo varia de idade para idade, mas o ideal será teres uma noite de sono de 7 a 9 horas por noite para que o teu corpo rejuvenesça totalmente.

Ao não descansares as horas suficientes, não estás a dar ao teu corpo a oportunidade de se recuperar – daí teres a tendência em sentir-te exausto. Consequência dessa fadiga, as tuas defesas ficam prejudicadas e tens mais dificuldade em tomar decisões reais, fazendo-o a maior parte das vezes por impulso. Relativamente aos efeitos na alimentação há uma maior predisposição em comer snacks com muita gordura ou bastante açúcar.  

#5 PREPARA AS TUAS REFEIÇÕES PARA A SEMANA

Lembram-se de vos ter dito que uma vida organizada tem sempre vantagens? Esta é mais uma delas.

Preparares as tuas refeições previamente ajuda-te a teres uma alimentação saudável. Quando não planeias refeições, fazes com que tenhas que decidir no momento o que comer e por vezes a refeição escolhida é algo mais rápido e menos saudável, prejudicando o metabolismo.

Planear o que comes vai fazer com que ingiras a quantidade de alimentos necessária sem cometer excessos. Para além disso, ao organizares o que irás comer, irá facilitar as tuas idas ao supermercado e faz com que haja menos desperdício de comida.

Agora que já sabes o que fazer para colmatar os excessos do final de ano, estás preparada para uma versão mais saudável de ti própria?

Assinatura Noiva em Quarentena

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