As melhores dicas para casar em casa

por Noiva em Quarentena
60 visualizações
Casal de noivos à frente de sua casa

2020 foi um ano de mudanças. Mudamos os nossos hábitos, rotinas e costumes em prol da saúde e segurança de todos. A nossa mentalidade também mudou e passamos a dar um maior valor às pessoas que temos a nossa volta. Relativamente aos casamentos, a comum celebração com toda a família e amigos deu lugar a algo mais intimista, só com as pessoas mais chegadas e que nos aquecem o coração apenas com um sorriso. Com estas cerimónias mais pequenas, muitos noivos optaram pelo conforto das suas casas para o dia mais feliz das suas vidas. Se é algo com que te identificas ou mesmo que apenas agora estejas a pensar nisso, vê as dicas para casar em casa que coloquei neste post. Keep scrolling!

O QUE LEVA UM CASAL A OPTAR POR CASAR EM CASA?

Penso que esta é uma das perguntas que mais se fazem aos casais que transmitem a sua intenção em casar em casa já que em Portugal ainda não é uma prática muito vista, contrariamente ao que acontece nos Estados Unidos por exemplo.

No entanto, a resposta é muito simples e em vez de ser eu a referi-la vou dar-vos o motivo da minha querida Vitória, da página Vit a Casar que muitos de vocês certamente já conhecem. (Obrigada Vitória!)

“Porque é o local onde cresci, é o local que foi palco de muitos momentos lindos, porque é nosso e que um dia será dos meus filhos que poderão ver e sentir o local onde os pais casaram. Como dizem os meus amigos é a casa do povo, porque também é a casa deles. Por isso não fazia sentido ser noutro sítio.❤️”

A resposta dela foi das mais bonitas que li e poderia esperar, porque afinal de contas os noivos que querem casar em casa procuram o aconchego das memórias e a imensa ligação que tem com o local.

O QUE PRECISAS TER EM CONTA PARA CASAR EM CASA?

Em primeiro lugar, deixem-me esclarecer-vos que casar em casa não é tarefa fácil. Se é algo que realmente queiram irão necessitar de dedicar muito do vosso tempo na preparação do dia mais esperado das vossas vidas. No entanto, como diz o ditado “quem corre por gosto não cansa” e apesar do imenso trabalho, no fim será tudo recompensado com a perfeição do dia do vosso casamento.

VERIFICA O ESTADO DA CASA

Obviamente que no dia do teu casamento queres que tudo esteja perfeito. E por isso, uma das primeiras tarefas a ser feitas é a de examinar cada canto da casa à procura de falhas – as paredes, o chão, os móveis. Isto porque se for necessário fazer alguma remodelação ou atualização, garantes que existe tempo suficiente para a terminares.

TAMANHO DA CASA VS NÚMERO DE CONVIDADOS

Se te queres casar em casa, uma das primeiras coisas que vais ter que analisar é o tamanho da residência mediante o número de convidados que queres ter no teu casamento. Para estas cerimónias, o ideal é que a casa seja de tamanho médio ou grande para que todos fiquem confortáveis e para que não se criem grandes ajuntamentos.

Por isso sê realista com o número de familiares e amigos que queres que estejam presentes no teu dia. Se a casa onde te queres casar não for muito grande, não te coloques a convidar todos que conheces.

CONTRATA UMA WEDDING PLANNER

Se organizar um casamento em quintas com profissionais dedicados já é complicado, que dirão os noivos que sonham em casar na residência de família ?

A verdade é que há muitos detalhes que não podem falhar e uma wedding planner é sempre uma mais valia nestes casos já que estará mais que habituada a lidar com qualquer situação. Ela não só irá ajudar os noivos na difícil tarefa de organização, como os guará perante os mais ínfimos detalhes e que poderão não ser imediatamente lembrados pelo casal.

NÃO TE ESQUEÇAS DAS LICENÇAS

Se pudesse escolher uma das dicas para casar em casa mais importantes, esta era certamente uma delas. É de facto um pormenor que não pode de todo ser esquecido.

Segundo quem sabe, há aqui um documento que deve ser obtido antes do grande dia – a licença de ruído, que é algo que pode ser adquirido na Câmara Municipal da área.

Para além deste documento, durante a pandemia ainda é obrigatório um plano de contigência e uma informação dos presentes à DGS.

ORGANIZA BEM O ESPAÇO

Contrariamente ao que acontece nas quintas, numa residência não existe um espaço prévio predefinido para os eventos. E como tal, precisamos fazer essa definição pormenorizada para que corra tudo bem no dia do casamento.

É necessário definir se ambos os noivos permanecerão na casa e onde será o quarto onde se irão prepara. Também necessitamos de definir onde irá ser realizada a cerimónia civil, se irá ser cocktail e onde será, se o copo-de-água irá ser no exterior, etc. Tudo deverá ser organizado previamente.

PENSA NUM PLANO B

Esta é uma das dicas para casar em casa bastante importantes. Na verdade, se mesmo nas quintas precisamos de ter um plano B, porque não o haveríamos de ter na nossa casa?

O que é certo é que se existe algo que não controlamos no nosso casamento é o tempo. Por isso acho essencial existir um plano para o caso de chover por exemplo. Talvez uma das ideias passe por uma tendência que irá estar muito em voga neste ano – a utilização de tendas no exterior. Para além de proteger da chuva ou de fortes raios solares durante o dia, com a luz ideal cria um ambiente fantástico pela noite.

O que é certo é que se existe algo que não controlamos é o tempo.

LOGÍSTICA: PALAVRA DE ORDEM

Ainda há bem pouco tempo referiram-me que o sucesso para um bom casamento em casa era nunca descurar da logística. Com isto quero dizer que devem pensar no que os vossos fornecedores precisam. Por exemplo, se contratarem uma empresa de catering certamente que irão precisar de determinadas condições para oferecer o melhor serviço possível.

Outro pormenor e que muitos noivos se esquecem diz respeito à quantidade de casas-de-banho. É importante perceber se existem suficientes para o número de convidados e se não, perceber como podemos obter mais.

Agora que já sabes como casar em casa, seria uma opção que considerarias?

Assinatura Noiva em Quarentena

vê também estes posts

Deixa um comentário

* Ao utilizares este formulário, aceitas o envio e armazenagem dos teus dados por este site.