CONHECES A TRADIÇÃO DOS OVOS DE SANTA CLARA?

por Noiva em Quarentena
431 visualizações
Fotografia de noivos com sol

A tradição dos ovos de Santa Clara é uma superstição que percorre gerações. Mas penso que estou certa ao dizer que nem todas as noivas a conhecem. Eu própria, confesso que só este ano é que ouvi falar.

EM QUE CONSISTE A TRADIÇÃO DOS OVOS DE SANTA CLARA?

O dia do casamento é uma das ocasiões mais importantes na vida de qualquer mulher que tenha o sonho de casar. Então, é perfeitamente normal que, para qualquer pessoa que tenha idealizado este dia, seja extremamente importante que tudo corra da melhor maneira possível. Apesar de haver muitos pontos com que se preocupar, há algo que as noivas não querem de todo que aconteça no dia do seu casamento – que chova.

Bem sabemos que segundo o velho ditado, “boda molhada, boda abençoada“, mas a maior parte das noivas pensa exatamente o contrário. E para garantir que o seu casamento não se torne “molhado”, muitas noivas optam por dar ouvidos a lendas e superstições. Em Portugal, uma das mais populares é a tradição dos ovos de Santa Clara.

Como já disse, só ouvi falar nesta lenda na primeira metade de 2020. Apesar dos primeiros raios de sol quentinhos começarem a aparecer na Primavera, as noivas ficam bastante ansiosas pela possibilidade de chover no seu dia de casamento – eu incluída. Lembro-me que, antes de todas nos preocuparmos com o COVID, eu estava nos sites de meteorologia a ver qual a média de chuva o ano passado nessa data (se ainda não perceberam, eu confirmo que tenho uma veia de loucura). E foi aí que comecei a ouvir falar na entrega de ovos a Santa Clara.

A TRADIÇÃO DOS OVOS DE SANTA CLARA

Reza a lenda que as noivas que querem ter um casamento com céu limpo e sol radiante, deverão levar ovos como oferenda a Santa Clara.

Mas donde surgiu este mito?

Ora, em criança, Santa Clara era uma menina bastante prendada na confeção de doces sendo que o principal ingrediente que usava eram as claras de ovos.

Em jovem, e após ter conhecido São Francisco de Assis, interessou-se pela vida religiosa o que a levou a fundar a vertente feminina da ordem Franciscana – as Clarissas. Durante os anos em que viveu no Convento, Santa Clara continuou a produzir os seus doces que eram vendidos posteriormente para ajudar as famílias mais empobrecidas. E foi a partir desta sua paixão que deu inicio a esta lenda.

Certo dia, uma praga atingiu as galinhas e, consequentemente, Santa Clara deixou de ter o produto para fazer as suas adoradas confeções. Imergida na tristeza, focou-se na sua fé e rezou a Deus para que a ajudasse com alguma solução.

Por milagre, surge nesse mesmo momento um grupo de pessoas com os seus pertences e as suas galinhas, que solicitavam abrigo. A sua aldeia tinha ficado inundada por uma forte tempestade e em troca, ofereceriam galinhas e ovos. Com as suas preces ouvidas, Santa Clara teve novamente produto para fazer as suas confeções e, para também ela agradecer aos seus novos hóspedes, rezou para que parasse de chover e que eles pudessem regressar a casa. Ao fechar os olhos, Santa Clara viu a chuva a parar na aldeia e rapidamente deu a noticia aos aldeões que ficaram radiantes.

COMO FUNCIONA A SUPERSTIÇÃO?

Segundo a lenda, às noivas que entregarem ovos num convento regido pelas irmãs Clarissas, é-lhes proporcionado um dia de casamento solarengo.

No entanto, para que tal aconteça há várias regras que deverão seguir. Já dizia o velho ditado que “quem conta um conto, acrescenta um ponto” e, ao longo dos anos, várias variantes surgiram referentes a esta superstição, desde que se deve levar a quantidade de ovos igual ao número do dia em que decorre a cerimónia até que os ovos devem ser entregues por um membro feminino da família.

No entanto, aquela pela qual as noivas se regem é que deverão ser entregues uma dúzia de ovos caseiros no convento das irmãs Carissas. Os ovos devem ser deixados um dia antes do casamento no altar de Santa Clara.

Seja por milagre ou não, a verdade é que muitas noivas foram presenteadas com raios de sol por isso, não custa nada tentar. Que vos parece?

Assinatura Noiva em Quarentena

vê também estes posts

Deixa um comentário

* Ao utilizares este formulário, aceitas o envio e armazenagem dos teus dados por este site.