Sabes como deves elaborar os Convites de Casamento?

por Noiva em Quarentena
438 visualizações
Convite elegante de casamento

O convite de casamento é a porta de entrada dos teus convidados para o dia mais feliz da tua vida. É através dele que vão conhecer todos as indicações, pormenores assim como qualquer aspeto decorativo para a cerimónia. No entanto, existe uma questão que preocupa os noivos – como elaborar os convites de casamento.

Estejas tu a preparar esta peça de estacionário sozinho ou através de uma empresa, percebe um pouco mais sobre este tema nas linhas a seguir.

QUANDO DEVES ENVIAR OS CONVITES DE CASAMENTO?

Para falar desta temática, vou explicar-te algo que a esta altura certamente já entendeste.

Em qualquer questão relacionada com a organização do casamento existem dois tipos de noivos – Os que estão ansiosos para começar a preparar tudo assim que tem este novo estatuto e os que querem organizar o seu dia com calma e esperam mais um pouco para se preocuparem com algumas questões.

Mas sejam vocês o tipo de casal que forem, não há uma resposta correta. Vocês é que sabem qual o momento em que querem começar com os preparativos. No meu caso, comecei-os pouco depois do pedido de casamento. Mas por muito que ache que foi um bocado cedo, estava super ansiosa com com todo o planeamento. Por outro lado, também quis organizar tudo com tempo preparando-me para qualquer surpresa.

De qualquer maneira, se queres que te dê uma ideia de quando deves enviar os convites, eu diria para começares a entregar aos amigos e familiares mais próximos cerca de 5 ou 6 meses antes. Este timing exceto se tiverem enviado o save the date previamente. Se já deram aos vossos convidados a informação do vosso casamento, basta enviarem entre 2 a 4 meses antes.

QUE DADOS DEVEM CONSTAR NUM CONVITE DE CASAMENTO ?

Antes de fazeres os convites, tens que perceber qual será o teu estilo de casamento – formal ou informal.

A partir desta tua escolha é que irás perceber se queres seguir o protocolo de convites tradicionais (o que provavelmente foi usado pelos teus pais) ou se preferes algo mais criativo. Hoje em dia já não há qualquer obrigatoriedade em seguir este protocolo, mas há alguns dados que necessitam de estar incluídos no convite.

No entanto, pergunto – sabes quais as informações que não podem faltar nesta peça de identidade visual do teu dia?

TEXTO INFORMATIVO

Esta parte situada no centro do convite é a referência de qual o seu intuito. No entanto, esta frase pode seguir o protocolo tradicional:

“(Nome dos noivos) tem o prazer de convidá-lo para a cerimónia religiosa do seu casamento a realizar-se às X horas no local X”.

ou por outro lado, pode não seguir o protocolo, de todo:

“Temos o prazer de vos convidar para o nosso casamento que se realiza às X horas no local X”.

A diferença entre estes dois modelos é apenas uma – o tipo de linguagem utilizada e que vai definir para os teus convidados qual o estilo da cerimónia.

NOME DOS NOIVOS

Este é dos primeiros dados que deve ser colocado e em destaque, afinal as pessoas necessitam de saber de onde vem o convite. Mas o que achamos óbvio, pode não ser bem assim, e esta será a primeira diferença ao elaborar os convites de casamento, do tradicional ao moderno.

Em convites redigidos segundo o protocolo, quem convida para o casamento são os pais ao invés dos noivos. E por isso, o seu nome deverá estar no canto superior esquerdo e direito. Mas esta “regra” apenas servirá para os casais que querem cumprir a tradição à risca.

DATA E HORA

Ao elaborar os convites de casamento, a data e a hora são informações que deverão ser realçadas e bastante claras.

Relativamente à hora, deves colocar o horário de cerimónia na igreja (se o vosso casamento for religioso), seguido seguido das horas do copo-de-água na quinta ou em outro espaço escolhido por vocês.

Não sei se faz sentido mas da experiência que tenho, há muitos convidados que chegam mesmo à hora ou após a que está colocada no convite. Se fores uma noiva que dispensa chegar atrasada, podes sempre colocar uma janela horária de cerca de 15 minutos do estipulado para os convidados que se atrasem poderem assistir à cerimonia sem qualquer problema.

LOCAL

Normalmente, o local da cerimónia vem a meio do convite, juntamente com outros dados. É bastante importante referir previamente se o casamento irá iniciar-se na igreja ou apenas na quinta com uma cerimónia civil.

Uma vez que, por norma, alguns locais estão situados no interior das localidades, vários casais tem optado por dar uma ajuda extra aos seus convidados. Para isso, colocam no convite as coordenadas GPS ou então distribuem um croqui. Para quem não sabe, este termo refere-se a um pequeno mapa colocado no interior do envelope e que ajuda, de uma forma geral, os noivos a perceberem como poderão chegar a cerimónia. Este mapa pode ser pedido ao espaço onde se irão casar.

CONTACTOS

Pode parecer que é dos dados menos significativos, mas o contacto é um dado obrigatório num convite. Vou assumir que as pessoas que forem ao vosso casamento já tem o número telefónico de pelo menos um dos noivos. No entanto, há bastantes casais que levam alguns convidados a pedido dos pais. Por isso, nunca é demais ter esta informação disponível no vosso convite.

DATA LIMITE DE CONFIRMAÇÕES

Por norma a maior parte das pessoas fazem uma de duas coisas relativas ao convite de casamento:

  • Assume que os noivos sabem que vai.
  • Deixam tudo para a última.

Por isso, é bastante relevante colocar uma data limite ao elaborar os convites de casamento, para que possam ter todas as confirmações atempadamente. Mesmo assim penso que ainda vão haver pessoas a não responder e por isso é que é essencial (até para ti mesmo) colocares uma data limite com alguns meses de antecedência. Assim, também garante que faças a recolha de confirmações com calma.

Mas qual deverá ser a data limite? Normalmente, os espaços pedem confirmações até cerca de 1 mês antes da cerimónia. Por isso eu diria que poderás colocar uma data de envio entre entre 2 meses a 2 meses e meio antes do casamento. Isto vai dar-te tempo para organizares com calma os teus convidados e preparares o plano de mesas para ser entregue na tua quinta.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Alguns noivos optam por colocar mais algumas informações no convite. Algumas das mais escolhidas são, por exemplo, se o casamento terá algum dress code especifico ou mesmo se excluíram a presença de crianças.

No entanto, não exagerem nos dados colocados. O convite deverá ter a informação essencial e não muito mais que isso, ou ficará algo confuso.

Sabiam que dados tinham que colocar no convite? Que acharam?

Assinatura Noiva em Quarentena

vê também estes posts

Deixa um comentário

* Ao utilizares este formulário, aceitas o envio e armazenagem dos teus dados por este site.