Como combater a ansiedade durante a organização do casamento

por Noiva em Quarentena
176 visualizações
noiva pensativa

Escolher o local, procurar o vestido, selecionar o tema do casamento, procurar fornecedores… a lista continua. São várias as tarefas com que todos os casais tem que se preocupar durante a organização e é perfeitamente normal que tais possam gerar alguma ansiedade antes do casamento. Afinal, estão ou não estão a preparar o melhor dia da sua vida?

No entanto, para quem já sofre deste distúrbio, tanto stress pode ser um problema que afeta o bem-estar do casal. Por isso, hoje, no dia mundial da saúde mental, apresento-te algumas dicas para reduzir a ansiedade antes do casamento

O QUE É A ANSIEDADE?

Segundo a OMS, a ansiedade afeta 33% da população mundial. Se falarmos da percentagem de pessoas com este distúrbio em território português, este número passa para 18,4% da população (dados de 2018).

A ansiedade é uma transtorno mental que não escolhe sexo nem idade. É frequentemente associada ao nervosismo e muitas vezes, deixada ao abandono.

No entanto, a ansiedade é muito mais que isto. É um conjunto de sentimentos entre os quais a preocupação e insegurança, desencadeados por episódios de stress, medo ou pânico. No dia-a-dia é perfeitamente normal sentirmos um pouco de ansiedade principalmente para detetar situações de perigo. Mas as pessoas que sofrem desta perturbação tem a tendência em pensar que estão em “perigo constante” e por este motivo é que são provocadas as crises de ansiedade.

Os sinais deste distúrbo, porém, não são apenas psicológicos. Uma pessoa durante uma crise pode ter tonturas, assim como aumento da frequência cardíaca, asfixia, suores, entre outros que variam de individuo para individuo.

COMO REDUZIR A ANSIEDADE ANTES DO CASAMENTO

De facto, toda a gente sabe que a organização do casamento não é uma tarefa fácil (agora imagina para quem sofre de ansiedade). É bastante importante existir uma organização prévia com objetivos definidos para que desfrutes desta preparação para o grande dia ao invés de teres crises constantes ou estares frequentemente sob um tremendo stress.

Para te ajudar a passar por esta fase de uma forma (quase) plena, apresento-te algumas dicas para combater a ansiedade antes do casamento e que resultaram comigo.

1. EM PRIMEIRO LUGAR, ORGANIZA-TE

É muito importante ter tudo o que necessitas de fazer organizado. Aconselho-te a, por exemplo, arranjares um dossier ou uma pasta no computador (como conseguires trabalhar melhor) com uma lista de tudo o que tens para fazer assim como tudo o que já fizeste com timings. Assim não irás perder o fio à meada e verás que será muito mais fácil preparares o casamento quando a tua própria organização é… organizada.

2. ESTABELECE UM BUDGET (PRINCIPALMENTE QUANDO VAIS VER O VESTIDO)

Não vale a pena ficares a namorar aquele vestido de noiva lindo se não o consegues comprar. Daí ser bastante importante sentares-te com o teu noivo e estabelecerem exatamente até quanto podem gastar. Assim não irás ver nem pesquisar mais nada que ultrapasse esse valor e como tal, não te sentirás deprimida porque não o podes ter.

3. COMBATE A INDECISÃO

Bem sabemos que uma das características das pessoas que sofrem de ansiedade é a indecisão. E com tantos fornecedores que oferecem diferentes opções é normal que por vezes te sintas assoberbada com tanta informação ao ponto de ficares presa na decisão que tens a tomar. Para que possas ultrapassar estes momentos, compara opções, faz uma lista e principalmente coloca timings nas tuas decisões para não ficares eternamente focada num tema e poderes seguir para o seguinte.

4. NÃO TENTES PREPARAR O CASAMENTO SOZINHA

Em primeiro lugar, temos que pensar que um casamento faz-se a dois. Por isso, agarra no teu noivo e procurem dividir tarefas para que ambos consigam preparar o casamento dos vossos sonhos.

No entanto, caso queiras, também podes apoiar-te em familiares e amigos para distribuir tarefas, contratar uma Wedding Planner se não quiseres passar por toda esta organização ou mesmo marcares uma consultoria comigo, na Help a Bride. Escolhas o que escolheres, nunca te esqueças de pedir ajuda quando o necessitares.

5. NÃO VIVAS O TEU CASAMENTO 24/24H

Algo bastante importante ao organizares o casamento é … não pensares no teu casamento. Confusa? Eu explico.

Deixa de parte algum tempo para ti e para o teu noivo sem pensarem no vosso dia. Combinem, por exemplo, que uma vez por semana tem que fazer algo de diferente para sair da rotina e para carregarem no botão de pausa. Mesmo quando estão a organizá-lo é sempre bom fazerem um intervalo quando estiverem um bocado perdidos no que fazer. Por vezes afastarmo-nos um pouco é benéfico. Portanto, larga o computador e o telemóvel, não respondas a emails e foca-te durante um bocado apenas em ti e no teu noivo.

6. NÃO COMPARES O TEU CASAMENTO COM O DE MAIS NINGUÉM

Os casamentos nunca são melhores ou piores. Existem dias diferentes porque há pessoas diferentes. Cada cerimónia é adequada a cada casal, por isso não penses que o da tua amiga teve algo melhor que o teu vai ter. Isto porque o dela foi adequado a ela e ao seu noivo, aos seus gostos e às suas posses. O teu vai ser lindo à vossa maneira e ainda mais especial porque é o vosso casamento.

7. NÃO LIGUES A OPINIÕES ALHEIAS

Ainda na continuação da dica anterior, é de extrema importância não ouvires o que as pessoas acham sobre a organização do teu casamento. Opiniões há muitas e pessoas que nos magoam também – principalmente na organização de um casamento, acreditem. Cada pessoa faz as coisas à sua maneira e ninguém tem que tecer juízos de valor sobre o que é certo e o que é errado. Há que respeitar a opinião e os gostos de cada um.

Uma das temáticas que os nossos familiares ou amigos também gostam de comentar e dar a sua opinião foca-se em quem vais convidar para estra presente neste dia. Lembra-te que as únicas pessoas responsáveis por isso és tu e o teu noivo; mais ninguém.

8. PREPARA AS COISAS COM ANTECEDÊNCIA

Algo que costumo fazer com frequência é acertar os timings para uma altura anterior à data limite. Isto porque imprevistos acontecem sempre e é uma forma de me salvaguardar para o caso de algo correr mal. Por exemplo, se tens um fornecedor que te diz que deves encomendar as lembranças com 3 meses de antecedência, tu 4 meses antes já o deves estar a fazer. Ao estabeleceres esta regra vais certamente andar mais calma porque sabes que não vais ter que andar a correr de um lado para o outro sob pressão para ter tudo preparado a tempo.

9. MENTALIZA-TE QUE NEM TUDO É PERFEITO

Não penses que tudo do teu casamento tem que ser perfeito. Admite que é possível que algo não corra como esperado e atreve-te a deixar as coisas fluir à sua maneira. Vais ver que é menos um peso que tens em cima das costas e se algo efetivamente não correr como devia, será muito mais fácil de ultrapassar.

10. APROVEITA A ORGANIZAÇÃO DO TEU CASAMENTO

Acima de tudo, é um momento que só viverás uma vez na tua vida. Então tenta desfrutá-lo ao máximo.

Um dos grandes motivos para o aproveitares é realmente não desencadeares crises de ansiedade antes do casamento. Por isso, é bastante importante manteres-te calma e focada.

Mas se por acaso perderes a calma alguma vez, respira fundo e segue em frente. Se o fizeres certamente que tudo correrá bem.

No entanto, quero dizer-te que se por algum motivo as coisas não estão a correr como planeaste e estás a sentir-te bastante ansiosa e precisas de falar sobre isso, quero que saibas que podes sempre vir falar comigo.

Assinatura Noiva em Quarentena

vê também estes posts

1 comentário

A MINHA EXPERIÊNCIA NA ESCOLHA DO VESTIDO DE NOIVA • Noiva em Quarentena 01/04/2021 - 20:39

[…] é certamente a escolha do vestido que irá usar no seu casamento. É um misto de expectativa e ansiedade com várias questões a rodopiar na sua mente. Será que vou conseguir encontrar o meu vestido? Irá […]

Responder

Deixa um comentário

* Ao utilizares este formulário, aceitas o envio e armazenagem dos teus dados por este site.