5 CERIMÓNIAS PARA O TEU CASAMENTO CIVIL TORNAR-SE NUM MOMENTO MÁGICO

por Noiva em Quarentena
72 visualizações
Noivos a realizar a cerimonia da cerveja

Quando um casal decide dar o próximo passo na relação, um dos primeiros pontos que deverão definir em conjunto é o tipo de casamento que querem. Obviamente que a este respeito não existe o certo nem o errado, mas tudo implica com as crenças de cada um. Uma percentagem dos noivos optam por ter um casamento religioso que por ser focado nas religião católica já o torna num momento com um enorme sentimento. No entanto, não será por ser mais contratual que o casamento civil se tornará menos mágico. Pelo contrário, os celebrantes conseguem promover algumas cerimónias que enaltecem o significado de amor e união entre duas pessoas. Por isso hoje, explico-vos algumas das cerimónias para casamento civil que poderão ser celebradas no vosso dia.

CERIMÓNIA DA ÁRVORE

Esta cerimónia é perfeita para casais preocupados com o meio ambiente. Para além de promover a natureza, existe um simbolismo único por detrás desta celebração.

Para realizar este ritual, em primeiro lugar os noivos tem que escolher uma árvore que possam ter em suas casas e que seja plantada num vaso. Podem optar por exemplo pelo limoeiro ou pela oliveira que se dão bem nestes ambientes.

De seguida, cada um deve ter um pequeno frasco com terra que deverão juntar ao mesmo tempo ao vaso maior transmitindo a união dos dois e a criação de uma nova família.

Foto por Ana Delores via Ruffled Blog

CERIMÓNIA DAS AREIAS

Já tinha falado sobre esta cerimónia no blog, mas recordo-a com este post.

Na verdade, esta é uma das cerimónias para o casamento civil mais escolhida pelos noivos por ser extremamente simples mas ao mesmo tempo, com uma simbologia incrível.

Para realizar este ritual apenas necessitam de três frascos ou vasos – dois pequenos, pertencentes a cada um dos noivos e um grande – e areia. Esta última poderá ser apenas de uma cor, mas pessoalmente acho que o efeito e o significado ficarão mais explícitos se comprarem de cores diferentes.

A seguir, cada noivo pega no frasquinho da sua areia e simultaneamente deitam-na no vaso ou frasco maior. Os grãos irão misturar-se criando uma harmonia entre as duas tonalidades, o que se torna muito bonito de assistir. A sua simbologia está à vista – a união dos noivos. Antes eram duas pessoas diferentes e o casamento uniu-os, tornando-os num só.

Caso vos interesse esta cerimónia, poderão encontrar as areias coloridas em lojas de decoração como a Casa ou Espaço Casa.

Foto por Phil Chester via Brides

CERIMÓNIA DA UNIÃO DAS MÃOS

Outra das cerimónias que simboliza a união de um casal e, consequentemente a sua transformação em um só é a cerimónia da união das mãos.

A sua origem é dúbia – uns referem que terá sido o povo celta a implementar enquanto outros referem que os rituais Wicca. Mas todos admitem que é uma tradição lindíssima de fazer e assistir.

O único material utilizado é um laço. Este poderá ser de várias cores e até do material mais confortável para os noivos. Mas segundo o povo celta – bastante ligados ao meio ambiente – a cerimónia deverá ser realizada ao ar livre.

Após isso, o casal permanece de mãos dadas enquanto o celebrante as ata. Neste momento, os noivos também poderão trocar votos.

Foto por Chris Isham via Style me Pretty

CERIMÓNIA DA LUZ

Esta é provavelmente das cerimónias para casamento civil mais fáceis de fazer.

Apesar de ter a vela como elemento principal, este ritual nada tem a ver com origens religiosas apesar de ser bastante parecido ao que costumamos presenciar nos batismos.

O material necessário é simples – três velas. O ideal será utilizarem velas compridas, e se quiserem podem optar por uma maior. Mas de resto é à vossa escolha – tanto a cor, como significado pois se for do vosso interesse também poderão aproveitar as vossas próprias velas de batismo.

Contrariamente aos restantes rituais que já falámos, este também inclui as mães dos noivos e processa-se da seguinte forma: Cada mãe acende a vela do filho ou filha como sinal da união de ambas as famílias. De seguida, as duas velas são entregues aos noivos, que por sua vez devem acender a terceira vela em conjunto simbolizando a sua união.

Foto por MemoryBox Photography via Junebug Weddings

CERIMÓNIA DO VINHO OU CERVEJA

Para os casais mais modernos e alternativos, esta é a cerimónia para o casamento civil que podem escolher.

Neste ritual, o que importa são os gostos e a própria personalidade dos noivos.

Com o mesmo simbolismo existente nas restantes cerimónias, aqui os noivos tentam criar o sabor perfeito através da junção das suas preferências – que não tem necessariamente que ser iguais. Também podem trocar o vinho e a cerveja por outra bebida como chá ou café se quiserem algo sem álcool.

Assemelhando-se aos restantes rituais, os noivos aqui terão duas garrafas de vinho ou cerveja – uma para cada um. Deverão de seguida misturar o conteúdo para o interior de um decantador ou de outro recipiente à sua escolha.

Com esta nova bebida criada, o casal entorna-a para dois copos de forma a que a possam beber.

A única desvantagem da realização deste ritual é que não terão nada para guardar da sua cerimónia de casamento (sem contar com a aliança, obviamente).

Foto por Love me do Photography via The Knot

Estas são apenas cinco das cerimónias já existentes para tornar o vosso casamento ainda mais mágico e cheio de simbolismo. No entanto, ainda existem muitas mais.

Caso não te identifiques com nenhuma, sempre poderás ser criativa e criar um ritual próprio teu e do teu noivo de raiz ou juntando partes de cada uma. A escolha é tua.

Assinatura Noiva em Quarentena

vê também estes posts

1 comentário

5 formas de incluir os filhos no Casamento • Noiva em Quarentena 06/04/2021 - 17:47

[…] entanto, se vocês se casam pelo civil e optaram por fazer algum tipo de cerimónia de união, podem incluir os vossos filhos também nessa celebração. Por exemplo, na cerimónia das areias […]

Responder

Deixa um comentário

* Ao utilizares este formulário, aceitas o envio e armazenagem dos teus dados por este site.