Durante muito tempo, o casamento católico foi o preferencial na escolha do tipo de casamento. Apesar do número de casamentos religiosos ter diminuído, ainda continua a ser das hipóteses mais escolhidas em Portugal.
NECESSITO DE ABRIR PROCESSO NA CONSERVATÓRIA?
Em primeiro lugar temos que perceber que apesar do casamento ser pela igreja não dispensa do processo de casamento pelo registo civil. No entanto, algumas paróquias facilitam este processo ao tratar diretamente com a conservatória, mas caso não seja este o caso, necessitam de abrir processo na conservatória de igual modo.
QUE DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS?
Para além do documento de identificação, no casamento religioso é necessária a certidão de batismo e o certificado de participação do curso CPM que é exigido por algumas paróquias.
QUANTO CUSTA?
Para além do valor da certidão do registo civil que são os 120€, casar pela igreja não tem nenhum custo fixo. No entanto, é comum os noivos e padrinhos darem um donativo no final da cerimónia.
PRECISO DE SER BATIZADA?
Pelo menos um dos noivos deverá ser batizado. No entanto, existem alguns programas de batismo para adultos que o casal poderá adquirir antes do casamento.
O QUE É O CPM?
O Curso de Preparação ao Matrimónio é requerido por algumas paróquias e diz respeito a sessões com casais já casados que partilham as suas experiências de vida a dois.
É NECESSÁRIO TER MISSA COMPLETA?
Não. Caso o casal prefira poderá ter uma missa mais curta, sem comunhão. Podem falar abertamente com o padre sobre as vossas preferências.
TENHO QUE ENTRAR COM A MARCHA NUPCIAL?
Antigamente, era comum todas as noivas que se casassem pela igreja entrarem com a marcha nupcial. Hoje já não acontece, mas as igrejas têm regras específicas quanto às músicas e nem todas poderão ser aceites.

1 comentário
[…] falamos aqui acerca de tudo o que é necessário para o casamento religioso e respondemos também a algumas questões que poderiam […]