Há 30 anos atrás mais de metade dos noivos portugueses optavam por realizar um casamento pela igreja. No entanto, hoje em dia os factos alteraram-se um pouco.
Combatendo com os 70% de casamentos católicos existentes em 1990, actualmente a percentagem noivas que realiza um casamento pela igreja ronda os 30%. No entanto, casar pela igreja é assumir perante uma entidade sagrada que é aquela pessoa que amam e que será para o resto da vida. Não deixa de ser um momento emotivo e mágico para os noivos, ainda mais que a leitura do “contrato” no casamento civil. Será por isso que muitos noivos que casam apenas pelo registo optam por contratar um celebrante.
Já falamos aqui acerca de tudo o que é necessário para o casamento religioso e respondemos também a algumas questões que poderiam surgir.
No entanto, falta aqui falar de uma outra: Qual é a ordem de eventos para um casamento pela igreja?
VAMOS CASAR… E AGORA?

Assim que decidam casar, a primeira coisa que os noivos devem tratar é de arranjar o local – seja ele da cerimónia como do copo-de-água. Escolhida a paróquia, há alguns passos que devem seguir até chegar ao dia do enlace.
- Falar com o padre da paróquia escolhida.
- Caso a paróquia não trate do registo do matrimónio, devem dar inicio ao processo (apenas 6 meses antes do casamento).
- A paróquia irá pedir alguns documentos, que devem ser reunidos e entregues para dar inicio ao processo religioso.
- Não existindo qualquer tipo de impedimento, os noivos frequentam o CPM (Curso de Preparação para o Matrimónio).
- Após o CPM, são alinhados os últimos pormenores referentes à celebração, como é o caso do tipo de missa, música ou leituras.
PROTOCOLO DE CASAMENTO PELA IGREJA- ENTRADA

O dia do matrimónio é bastante stressante para os noivos pois querem garantir que tudo corre como esperado juntando o próprio nervosismo do casamento. Por vezes chega a ser uma tarefa árdua conjugar tudo e por isso aconselho aos noivos a ter alguém que coordene este dia – por exemplo um familiar ou amigo, as próprias madrinhas ou damas-de-honor ou então caso tenham, a vossa wedding planner ou uma coordenadora própria para o evento (já existem muitas empresas que oferecem apenas o serviço de coordenação).
- À medida que a hora do enlace se aproxima, vão começando a chegar os convidados. Os convidados da noiva sentam-se do lado esquerdo, enquanto os do noivo vão para o lado direito. No entanto, as primeiras filas devem estar reservadas para os familiares próximos do casal e/ou padrinhos.
- O primeiro a chegar será o noivo acompanhado pela sua mãe, que deverá posicionar-se de pé ao lado do altar . Alguns noivos escolhem também uma música para a sua entrada.
- As meninas das alianças ou pajens deverão entrar quando a noiva chega ao local, dando o inicio ao cortejo do casamento.
- As damas-de-honor devem entrar de seguida, uma a uma.
- Por fim, a noiva entra na igreja de braço dado com o seu pai, ao seu lado direito. Actualmente, a noiva poderá optar por ser entregue por outro familiar para além do pai ou mesmo caminhar sozinha. A tradição refere que a noiva se deve atrasar, mas o aceitável é que não seja uma espera superior a 15 minutos.
DURANTE A CERIMÓNIA

Existem vários pontos fulcrais durante o matrimónio após a chegada da noiva e como tal, enumero-os de seguida.
- Ritos Iniciais, onde o padre inicia a missa.
- Leituras, escolhidas pelos noivos.
- Rito do Matrimónio, onde o padre confirma que os noivos querem contrair matrimónio.
- Consentimento e Aceitação
- Benção e Entrega das Alianças
- Benção Nupcial
PROTOCOLO DE CASAMENTO PELA IGREJA- SAÍDA

Após o matrimónio, todos os convidados estão mais felizes e excitados a aguardar do momento para felicitar os noivos pelo que é necessário fazer uma saída ordenada da igreja de forma a não haver uma enorme confusão.
- Primeiramente deverão sair os convidados de forma ordenada e não havendo aglomerações à porta da igreja. Não esquecendo que ainda vivemos em modo pandemia, os ajuntamentos devem continuar a ser evitados.
- De seguida, e à semelhança do que acontece com a entrada, saem os padrinhhos, damas-de-honor e meninas das alianças.
- Segundo o protocolo, os seguintes a sair deverão ser os pais dos noivos, no entanto já é raro o seguimento desta regra.
- Por fim, saem os agora recém-casados, esperando obviamente uma chuva de arroz ou pétalas à saída.

1 comentário
[…] medida que os tempos avançam, é normal que as regras comecem a ficar desatualizadas, principalmente quando falamos de pais separados no […]