7 MANEIRAS DE TORNARES O TEU CASAMENTO SUSTENTÁVEL (E REDUZIR O IMPACTO NO MEIO AMBIENTE)

por Noiva em Quarentena
17 visualizações
Cadeiras num Casamento Sustentável

Diante de todas as adversidades que 2020 nos trouxe, podemos agradecer por ter incutido nos cidadãos uma maior preocupação pelo meio ambiente. Segundo um inquérito realizado em Portugal pela European Values Study, foi constatado que mais de 70% dos cidadãos assumem que após os primeiros casos da pandemia em Portugal, tornaram-se atentos a temas climáticos e ambientais. E por este mesmo motivo, falamos neste post de como ter um casamento sustentável.

ORGANIZAR UM CASAMENTO PENSADO NO MEIO AMBIENTE

Um casamento sustentável é organizado baseado no respeito pelos recursos e pelo meio ambiente. Felizmente, nos últimos anos tem existido uma crescente preocupação ambiental fruto das lamentáveis notícias sobre o impacto do ser humano no meio ambiente.

É imperativo cuidarmos da nossa atmosfera. É do meio ambiente que provêm os recursos naturais que necessitamos para a nossa sobrevivência e por isso mesmo é extremamente importante tomarmos conta desta nossa “casa” para garantirmos a continuidade das futuras gerações.

E a pensar no impacto ambiental que uma festa de casamento traz para o ambiente, é cada vez mais comum os noivos organizarem eventos mais ecológicos.

DÁ USO ÀS NOVAS TECNOLOGIAS

Uma das maneiras de tornares o teu casamento sustentável é aproveitando as novas tecnologias como forma de poupança de recursos.

E como o podes fazer?

Trocando os convites em papel por algo digital, que para além de fazer com que não gastes tanto papel, ainda te poupa tempo na preparação das suas entregas.

Sei perfeitamente que os noivos mais tradicionais gostam de ter um convite físico para o entregar presencialmente a cada convidado e se esse for o teu caso, opta pela utilização de materiais reciclados.

OPTA POR UM VESTIDO RECICLADO

Muitas vezes a sustentabilidade e a tradição andam de mãos dadas e a escolha do vestido de noiva pode contribuir para tal. Na verdade, uma das formas mais comuns para ter um casamento mais ecológico é a reutilização de um vestido antigo. Para muitas noivas chega mesmo a ser um sonho de menina usar um modelo que outrora pertenceu à sua mãe ou avó. Desta forma (apesar de muitas vezes inconscientemente) e após umas pequenas alterações para torná-lo mais moderno, elas próprias contribuem para um casamento mais sustentável por terem seguido um dos 3R da reciclagem – Reutilizar.

Nas últimas apresentações de coleções de moda nupcial, também temos visto bastantes estilistas e ateliers a optarem pela utilização de materiais sustentáveis. A marca mais conhecida a utilizá-los através de um movimento caracterizado como o #WEDOECO foi o grupo Pronovias. Esta abordagem é caracterizada por uma conduta mais sustentável referente à moda nupcial, utilizando materiais ecologicamente certificados tais como contas ou missangas feitas de vidro reciclado ou fechos produzidos a partir da reciclagem de garrafas.

REALIZA UM CASAMENTO DIURNO

Pode não parecer à primeira vista mas um casamento de dia favorece a sustentabilidade. Para além de muitas outras vantagens, começando por poderes passar mais tempo com os teus convidados (já que muitos acham que um casamento pela noite fora poderá ser cansativo), um evento diurno faz com que não seja necessário gastar eletricidade por um período exagerado. Não refiro que um casamento de dia não gasta energia porque todos sabemos que é impossivel não o o fazer, mas uma festa a começar mais tarde implica a utilização de luzes para iluminação de espaços por um tempo mais alargado do que aconteceria num casamento dirurno.

PROMOVE O CONSUMO DE RECURSOS LOCAIS

Uma das melhores maneiras de tornares um casamento sustentável é a utilização de recursos originários do nosso país.

Na verdade, são só vantagens: Primeiramente, porque a aquisição de produtos nacionais investe na nossa economia, viabiliza o consumo de uma dieta mediterrânica que já é património da humanidade, mas também promove a sustentabilidade local.

Encomendar produtos do estrangeiro faz com que seja necessário transporte de longo curso e este têm um impacto negativo no ambiente devido à emissão de CO2.

COMBATE O DESPERDÍCIO

É do conhecimento geral que numa festa de casamento pode existir um exagero na quantidade de pratos confecionados. Apesar de muitos fornecedores já começarem a ter algum cuidado relativamente ao desperdício alimentar, muitos não conseguem ter um controlo na quantidade de comida. No entanto já há algumas opções do que fazer com as sobras como por exemplo oferecer a instituições carenciadas da zona ou deixar para o staff.

Para além do desperdício alimentar, devemos também ter alguma atenção no material utilizado nos serviços de mesa. Podes (e se puderes, deves) restringir o plástico utilizado começando pelas palhinhas dos cocktails servidos no casamento. Felizmente vários estabelecimentos já começam a servir as bebidas com palhinhas de outro material.

REUTILIZA A TUA DECORAÇÃO

A decoração de casamento é onde podes utilizar melhor o “R” de “Reutilizar“. Isto porque podes reaproveitar materiais que tens em casa como cestos, molduras assim como cadeiras ou outras peças para utilizar no teu casamento. Para além de dar um toque mais pessoal a este dia tão vosso, ainda economizas no budget já que não é necessário comprares algo específico para a decoração.

OFEERECE LEMBRANÇAS ECOLÓGICAS OU SOLIDÁRIAS

Muitos noivos acham que as lembranças de casamento têm que ser grandiosas. Por experiência própria, o gesto de oferecer algo aos convidados basta para que eles se sintam felizes (aliado obviamente ao convite de casamento).

E por isso mesmo, as lembranças eco-friendly poderão ser uma ótima alternativa. Por isso se ainda não decidiste o que oferecer aos teus convidados, opta por algo que minimize a conceção de lixo, algo que contribua para a natureza ou aproveita o valor gasto para ajudar alguma instituição com a qual te identifiques.

Agora que já sabes o que fazer num casamento sustentável, que tal colocar algumas destas ideias em prática?

Assinatura Noiva em Quarentena

vê também estes posts

Deixa um comentário

* Ao utilizares este formulário, aceitas o envio e armazenagem dos teus dados por este site.