10 Questões que deves colocar ao procurar o espaço de casamento

por Noiva em Quarentena
225 visualizações
Espaço de casamento romântico

Quando nasce uma noiva, todos os sonhos de menina começam a tornar-se reais. Imediatamente surgem as questões: Como vai ser? Quando? E acima de tudo, onde vai ser? E por isso, procurar o espaço de casamento é essencial no inicio da organização pois será o fornecedor que servirá de base para todo o dia.

Certamente compreendem a importância que terá e, como tal, deve ser um dos primeiros fornecedores a ser contratados decido à imensa procura que tem.

Se está na altura de começares a procurar o espaço de casamento, fica atenta à pequena ajuda que te dou neste post.

Quais os serviços incluídos no valor?

Esta é uma das perguntas mais importantes a fazer quando estamos a procurar o espaço. Existem alguns fornecedores, principalmente quando falamos de quintas, em que o valor apresentado já faz parte de um pacote de vários serviços. E por isso é essencial perceber o que é que realmente inclui.

Afinal, o que estamos a contratar? É apenas o espaço de cerimónia ou o valor que nos foi dado também engloba, por exemplo a decoração ou até mesmo o serviço de som?

Devem perceber na totalidade aquilo a que têm direito para poder ponderar a vossa escolha.

O valor apresentado também inclui o catering?

Poderia ter colocado esta questão juntamente com a de cima. Mas na verdade, temos que dar uma importância extra ao catering. Existem alguns espaços que já possuem estes serviços próprios e se este for o caso, ótimo. No entanto há alguns que não os incluem. E caso este seja o cenário, é necessário perceber o que isso implica.

Não tem catering mas tem cozinha? Caso não disponham é possível colocar uma estrutura para a albergar assim como a zona de serviço e respetivos geradores?

Estas são questões extremamente importantes porque vão influenciar a vossa refeição. E por isso, façam questão de ter estes pontos bem explicados tanto com o espaço como com a empresa de catering.

Posso levar os meus fornecedores?

Ainda muito a ver com a questão de fornecedores, ao procurar o espaço também devem perceber se há algum entrave em levarem fornecedores escolhidos por vocês. Apesar de parecer uma pergunta básica existem alguns espaços que, por terem uma opção chave na mão, não aprovam a inclusão de outros fornecedores para além dos seus parceiros no decorrer do evento. Daí ser importante clarificar esta questão desde inicio.

Existe exclusividade do espaço?

Possivelmente é uma das questões que os noivos menos refletem. Mas na verdade, quando existem espaços que tem mais que uma sala de eventos, há a possibilidade de poderem acolher mais que um casamento por dia.

Por isso, se quiserem um espaço exclusivo para vocês aconselho-vos a clarificarem esta questão à priori para que não tenham encontros indesejados no vosso dia e ponderarem a vossa escolha nesse sentido.

Qual a lotação mínima e máxima?

Ao procurar o espaço de casamento, já devem ter uma estimativa de convidados e esta será uma das razões. Apesar de muito se ter falado em lotação de espaços durante a pandemia, esta questão sempre foi de extrema importância porque irá limitar os vossos convites. Por isso garantam sempre uma de duas coisas:

Primeiramente, que os vossos convidados não ultrapassem a lotação máxima do espaço que escolherem. E em segundo lugar, que tem o número de convidados mínimo para poderem realizar o vosso casamento no espaço. Alguns fornecedores optam por colocar um limite mínimo de convidados, mediante a capacidade do espaço – e esta margem poderá aumentar mediante o vosso dia de casamento (por exemplo se for aos fins-de-semana, feriados ou época alta).

A festa tem restrições de horário?

Esta é outra das questões que ouvimos falar bastante nos estados de emergência. No entanto, e tal como acontece com a lotação do espaço, as restrições de horário sempre existiram.

Em média, um casamento dura 12 horas. E o que acontece com alguns fornecedores é que limitam a festa até este período horário. É uma questão pertinente, principalmente na escolha da hora de inicio do vosso casamento.

No entanto, aliada a esta pergunta, podem perceber a possibilidade de alongar a festa por mais algum tempo. Em caso positivo, questionem também acerca dos valores para o aumento de limite horário.

Têm Plano B em caso de mau tempo? E caso falhe a eletricidade?

Boda molhada, boda abençoada.

Pode ser um indicio de boa sorte para os noivos. Mas no que diz respeito ao espaço, significa a obrigatoriedade de ter um plano B – principalmente se a cerimónia e/ou copo-de-água forem no exterior.

O tempo é um dos fatores que não conseguimos controlar. Por isso, quer o vosso casamento seja em Agosto ou Outubro , devem ter uma segunda hipótese no interior, caso São Pedro não colabore com os vossos planos.

No entanto, não só devido ao mau tempo devemos ter um plano B. Por exemplo, em caso de falha de eletricidade devem garantir que o espaço tem um gerador.

Existe algum espaço dedicado à realização da cerimónia?

Esta questão fará mais sentido se o vosso casamento for pelo registo civil. Caso a vossa cerimónia tenha lugar numa quinta, à partida terão um espaço disponível para a sua realização. No entanto, é sempre bom confirmar, e acima de tudo ver de que local estamos a falar e se estará de acordo com o que pretendem.

Relativamente a casamentos religiosos, alguns espaços poderão ter uma capela e nesse caso, também a podem visitar. No entanto, tenham atenção que alguns destes pequenos espaços religiosos necessitam de uma autorização especial e da contratação de um padre.

Tem alguma área exclusiva para os noivos?

Uma das questões que também devem fazer ao procurar o espaço é acerca da existência de uma área exclusiva para os noivos. Claro que, no caso de uma cerimónia e copo-de-água no mesmo local, será mais fácil uma vez que dará a possibilidade a um dos noivos de se arranjar no local do casamento. No entanto, a presença deste pequeno espaço para o casal fará com que tenham um local para guardar os seus pertences, as demais ofertas dos convidados ou mesmo as lembranças caso não as exponham desde inicio na sala.

Há estacionamento no local? Para quantos carros?

Ao procurar o espaço de casamento, devemos sempre questionar acerca da possibilidade de estacionamento no local. Na verdade, é um conforto para todos – tanto para vocês como para os vossos convidados. Por norma, os espaços de casamento estão em locais onde apenas se aplica a ida de carro. E daí a importância de existir um local para os veículos permanecerem.

Questionem também acerca da quantidade de lugares disponíveis e façam uma estimativa perante os convidados que têm.

Acham estas questões pertinentes na escolha de um espaço de casamento? Digam-me a vossa opinião.

Assinatura Noiva em Quarentena

Deixa um comentário

* Ao utilizares este formulário, aceitas o envio e armazenagem dos teus dados por este site.